Mais

NBA: Ben McLemore considerado culpado de violação enquanto jogava em Portland

Ben McLemore ao serviço dos Houston Rockets
Ben McLemore ao serviço dos Houston RocketsDarryl Oumi/Getty Images/AFP
O ex-jogador da NBA Ben McLemore foi considerado culpado de violação e abuso sexual de uma mulher em 2021, quando jogava nos Portland Trail Blazers, informaram as autoridades na quinta-feira.

Um júri do Tribunal de Circuito do Condado de Clackamas condenou McLemore na quinta-feira por violação de primeiro grau, penetração sexual ilegal de primeiro grau e abuso sexual de segundo grau.

A sentença foi marcada para quarta-feira, 9 de julho.

"Reconhecemos que há quem receie que pessoas com estatuto de celebridade ou posição de destaque possam evitar a acusação. Não no condado de Clackamas", afirmou o procurador distrital do condado, John Wentworth, num comunicado."Este caso demonstra que o meu gabinete processa atos criminosos independentemente do estatuto comunitário do infrator."

A pena máxima para violação de primeiro grau em Portland, Oregon, é de 20 anos, enquanto a pena mínima obrigatória é de oito anos e quatro meses.

De acordo com um comunicado do condado suburbano de Portland, a agressão sexual de McLemore, 32 anos, a uma mulher que tinha 21 anos na altura, ocorreu a 3 de outubro de 2021, após uma festa na casa de Robert Covington, também ex-jogador dos Trail Blazers.

A vítima tinha bebido muito e estava "completamente bêbada e inconsciente", disse o procurador Scott Healy aos jurados, acrescentando que foi a maior quantidade de álcool que a mulher já tinha bebido e o mais intoxicada que já tinha estado na sua vida.

Healy disse que a vítima vomitou nessa noite e foi vista com dificuldades para andar, com fala arrastada e dificuldade para levantar a cabeça, antes de desmaiar no sofá da sala de estar de manhã cedo. A vítima recuperou parcialmente a consciência quando McLemore a penetrou sexualmente com os dedos antes de começar a ter relações sexuais com ela, enquanto ela alternava entre estados de consciência, disse Healy. Mais tarde nesse dia, a vítima procurou um exame médico especial para vítimas de agressão sexual.

"(McLemore) precisa de ser responsabilizado pelo que fez", disse a vítima durante o seu testemunho no julgamento, de acordo com a declaração do condado:"Não se pode fazer isso a alguém, muito menos a alguém que não se conhece. Não se faz isso às pessoas e simplesmente fica impune. Não me interessa quem você é."

Os advogados de defesa de McLemore contestaram o relato da vítima, afirmando que ela iniciou o contato sexual e consentiu, alegando que, embora tanto McLemore quanto a vítima estivessem embriagados, a vítima estava suficientemente sóbria para consentir.

McLemore foi a sétima escolha geral no Draft da NBA de 2013 e passou a jogar pelo Sacramento Kings, Memphis Grizzlies, Houston Rockets, Los Angeles Lakers e Portland. Mais tarde, jogou por clubes na China, Grécia, Espanha e Turquia.