Beal passou as duas últimas épocas como parte de um projeto muito ambicioso dos Suns, ao lado de Kevin Durant e Devin Booker.
O fracasso deste "Big 3", que só conseguiu disputar uma ronda dos play-offs, levou os Suns a iniciarem uma reconstrução do plantel, que incluiu a recente transferência de Kevin Durant para os Houston Rockets.
Atrapalhado durante anos por lesões, Beal nunca esteve ao seu melhor nível em Phoenix. Na época passada, registou a sua pior média de pontos (17 pontos) numa década.
Após a venda de Durant, os Suns estavam a negociar a saída de Beal, um dos jogadores mais bem pagos da NBA, há semanas.
Finalmente, o ex-base dos Wizards concordou em ser dispensado, abrindo mão de 13,9 milhões milhões de dólares dos 110 milhões que os Suns lhe deveriam pagar nos dois últimos anos do seu contrato, segundo a ESPN.
Os Suns poderão distribuir esse valor por cinco anos e ter mais espaço no salary-cap para contratar outros jogadores.
Como jogador livre, Beal planeia assinar com os Clippers um contrato de dois anos, no valor de 11 milhões de dólares, disse o seu agente, Mark Bartelstein, à ESPN.
Os Clippers têm sido uma das equipas mais movimentadas no mercado de transferências, pois procuram reforçar um plantel que gira em torno dos veteranos James Harden e Kawhi Leonard.
O franchise, propriedade do bilionário Steve Ballmer, já tinha reforçado o seu jogo interior com a chegada de John Collins e Brook Lopez de Utah e Milwaukee.
Os Lakers, os Heat, os Bucks e os Timberwolves eram outras equipas interessadas em recrutar Beal, refere a ESPN.