Brooklyn Nets 112-109 Chicago Bulls
Sob o comando do treinador espanhol Jordi Fernández, os Brooklyn Nets bateram os Chicago Bulls, colocando um ponto final numa série de cinco derrotas seguidas. No entanto, não há motivos para grandes festejos, já que apresentam um registo modesto de 12 vitórias e 27 derrotas, o que os mantém na 13.ª posição da Conferência Este.
O extremo Michael Porter Jr., líder da formação nova-iorquina, voltou a comandar o ataque com 26 pontos e 5 triplos, assinando o lançamento decisivo a cinco segundos do fim.
As fragilidades da equipa da Grande Maçã vieram ao de cima no último período (23-37), em que estiveram perto de somar mais uma derrota, depois de terem dominado os dois primeiros quartos e empatado o terceiro.
Os Nets mantêm-se na antepenúltima posição do Este, enquanto os Bulls (19-22) caíram para o 10.º lugar do setor e continuam a lutar para não se afastarem do Play-in, após um início de época que prometia muito mais do que aquilo que estão a conseguir.
Philadelphia 76ers 115-117 Cleveland Cavaliers
Na metade de uma temporada bastante dececionante, os Cavaliers ganharam novo fôlego esta semana com dois triunfos seguidos no reduto dos Sixers, um adversário direto na Conferência Este.
Depois da vitória expressiva de quarta-feira, Cleveland voltou a impor-se na sexta-feira por um resultado apertado, com direito a reviravolta final.
Os Cavs não puderam contar com o base Darius Garland, que saiu do jogo anterior devido a problemas no pé direito, e a sua estrela Donovan Mitchell limitou-se a marcar 13 pontos. O base, que somou 9 ressaltos, focou-se no papel de organizador com 12 assistências e cedeu, por uma vez, o protagonismo ofensivo a Jaylon Tyson.
O extremo viveu a noite mais inspirada da sua jovem carreira ao chegar aos 39 pontos, o seu recorde pessoal, com 7 triplos em 9 tentativas.
A Tyson, de 23 anos, não tremeram as mãos quando os anfitriões chegaram a uma vantagem de sete pontos (111-104) a menos de quatro minutos do fim. O extremo converteu dois triplos seguidos e assumiu a responsabilidade na última posse de bola de Cleveland, com o marcador empatado a 115.
Tyson recebeu a bola após um lançamento lateral, acelerou junto à linha de fundo e, ao ser travado por Embiid, assistiu Evan Mobley (15 pontos), que afundou o cesto e garantiu o triunfo para Cleveland a poucos segundos do fim.
Embiid terminou com 33 pontos em 33 minutos em campo, mas os Sixers estão a sentir dificuldades para se impor nos jogos em casa, com um registo de 10 vitórias e 11 derrotas.
Cleveland (24-19) roubou assim o sexto lugar do Este aos Sixers (22-18) e continua a recuperar uma época que começou como um dos grandes candidatos da conferência.
Toronto Raptors 117-121 Los Angeles Clippers
Outra das equipas que está a recuperar terreno é os Los Angeles Clippers, que na sexta-feira entraram na zona de Play-in ao baterem os Toronto Raptors no prolongamento.
Os californianos, décimos do Oeste (18-23), não contaram com Kawhi Leonard devido a problemas num tornozelo. A última ausência do renascido Leonard, que tem uma média de 29 pontos nos últimos dois meses, remonta a uma vitória frente a Charlotte a 22 de novembro, na qual James Harden chegou aos 55 pontos.
Nesta sexta-feira, o Barbas somou 31 pontos e 10 assistências numa exibição que poderia ter sido ainda mais impressionante, não fossem os 13 triplos falhados em 15 tentativas.
O próprio Harden falhou um lançamento sobre a buzina no final do último período, que teria dado a vitória antecipada aos Clippers, mas depois foi o grande destaque do prolongamento, com 8 pontos.
