Mais

NBA: Butler destaca-se, Curry lesiona-se e Warriors batem Timberwolves (88-99)

Butler brilha contra Minnesota
Butler brilha contra MinnesotaDAVID BERDING / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Os Golden State Warriors venceram os Minnesota Timberwolves por 88-99 e assumiram a liderança da série da meia-final da Conferência Oeste numa partida em que Buddy Hield foi o melhor marcador, com 24 pontos.

Minnesota Timberwolves 88-99 Golden State Warriors

Hield, de 32 anos, que foi a figura dos Warriors na sétima jornada da primeira fase frente aos Rockets, voltou a destacar-se com cinco triplos e 11 ressaltos, incluindo sete ofensivos.

A vitória revelou-se crucial, sobretudo tendo em conta que a estrela dos Warriors, Stephen Curry, saiu do jogo com uma lesão muscular no segundo período e já não voltou ao campo.

Curry somou 13 pontos em 13 minutos, convertendo três dos seus seis lançamentos de longa distância.

"Vamos avaliar dia após dia, amanhã será feito um exame", disse o treinador Steve Kerr sobre o estado físico de Curry. "Estamos todos preocupados com ele, mas isto faz parte do jogo e temos de continuar", acrescentou.

"Os jogadores sabiam o que se passava com ele ao intervalo e responderam com uma grande exibição, cumprindo o plano de jogo", comentou ainda Kerr.

Ambas as equipas demonstraram solidez defensiva, mantendo os seus adversários abaixo dos 40% de eficácia nos lançamentos; contudo, foram os Warriors quem souberam tirar partido disso, limitando o Minnesota a apenas 31 pontos na primeira parte.

No terceiro período, os visitantes consolidaram o domínio e chegaram a ter uma vantagem de 23 pontos.

Butler satisfeito

Butler brilhou no regresso à casa que já foi sua: o base terminou com um duplo-duplo de 20 pontos e 11 ressaltos.

"É uma vitória importante", disse o próprio Jimmy. "É difícil jogar sem o Stephen, ele é o nosso melhor jogador e tudo se torna mais fácil quando ele está disponível", afirmou.

"Senti-me bem por voltar. Não podia pedir mais do que jogar com este grupo e conseguir a vitória", acrescentou.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Apesar de os Wolves terem dominado o jogo interior, com 52 pontos contra 28 do Golden State, a diferença esteve nos ressaltos — 60-49 a favor dos Warriors — e nos triplos: os visitantes converteram 18, contra apenas cinco da equipa da casa.

"Não há muito a dizer. Como líder da equipa, tens de liderar pelo exemplo", declarou o técnico Chris Finch sobre a exibição de Anthony Edwards.

"Mesmo quando os lançamentos não estão a cair, tens de manter a energia certa — isso não é algo que eu devesse ter de treinar", atirou.

Edwards, de 23 anos, terminou com 23 pontos e 14 ressaltos, com 41% de eficácia nos lançamentos de campo (9 em 22).

Num cenário inédito nas meias-finais de ambas as conferências, todas as quatro séries começaram com vitórias fora de casa.

Os playoffs prosseguem na quinta-feira com o Jogo 2, no Target Center, em Minneapolis.