NBA: Castle em grande na vitória dos Spurs (138-125), Rockets viram frente a OKC (106-112)

Kevin Durant e os Houston Rockets triunfaram
Kevin Durant e os Houston Rockets triunfaramAlonzo Adams-Imagn Images

O triplo-duplo de 40 pontos de Stephon Castle impulsionou os San Antonio Spurs para a sua quarta vitória consecutiva na NBA, esta madrugada, com um triunfo por 138-125 frente aos Dallas Mavericks, que atravessam um mau momento.

San Antonio Spurs 138-125 Dallas Mavericks

Para além do máximo de carreira em pontos, Castle somou 12 ressaltos e 12 assistências, conseguindo ainda três roubos de bola e um desarme de lançamento.

O Rookie do Ano de 2025 tornou-se, aos 21 anos, no terceiro jogador mais jovem a registar um triplo-duplo com 40 pontos, apenas atrás de LeBron James e Luka Doncic. Juntou-se ao Hall of Famer David Robinson como os únicos jogadores dos Spurs a conseguirem triplo-duplos com 40 pontos.

Castle esteve implacável, acertando 15 dos 19 lançamentos, ajudando os Spurs a somarem a segunda vitória em três dias frente aos Mavs, que já perderam sete jogos seguidos.

Devin Vassell contribuiu com 17 pontos e Victor Wembanyama somou 16 pontos e 11 ressaltos para os Spurs, que já venciam por 81-67 ao intervalo.

Klay Thompson foi o melhor marcador dos Mavericks com 19 pontos, enquanto o rookie Cooper Flagg terminou com 14, vendo assim chegar ao fim a sua sequência de quatro jogos com 30 ou mais pontos.

Flagg não foi utilizado no último período, com o treinador dos Mavs, Jason Kidd, a explicar no final que o jovem de 19 anos estava a debater-se com dores nas costas.

Castle atingiu os 40 pontos com um afundanço após ressalto ofensivo a meio do último período, colocando San Antonio a vencer por 129-108.

"Senti-me bem, mas acima de tudo foi bom conseguir isso sabendo que íamos garantir a vitória", afirmou.

Oklahoma City Thunder 106-112 Houston Rockets

Os Houston Rockets, impulsionados pelo triplo-duplo de Alperen Sengun e por cestos decisivos da estrela Kevin Durant, recuperaram para vencer os campeões da NBA Thunder, desfalcados, em Oklahoma City.

Houston chegou a estar a perder por 15 pontos no segundo período frente a uma equipa dos Thunder sem o atual MVP da NBA, Shai Gilgeous-Alexander.

No entanto, foram recuperando até assumirem a liderança no terceiro período e seguraram-na até final para pôr fim a uma série de duas derrotas consecutivas.

"Começámos a marcar lançamentos", disse Durant, bicampeão da NBA que iniciou a carreira na franquia dos Thunder e foi assobiado pelos adeptos ainda ressentidos com a sua saída há mais de nove anos.

"Penso que tivemos bons lançamentos na primeira parte, simplesmente não os estávamos a converter. Na segunda parte, conseguimos concretizá-los".

"Sabiamos que eles iam abrandar um pouco. Jogaram com muita energia em casa na primeira parte. Tinham três jogadores de fora, outros tiveram oportunidade (e) aproveitaram-na na primeira parte. Na segunda parte, acho que entrámos com a mesma energia", acrescentou.

Durant, muito limitado na primeira parte em que tentou apenas três lançamentos, terminou com 20 pontos, acertando 6 em 10 tentativas.

O poste turco Sengun somou 17 pontos, 12 ressaltos e 11 assistências, além de três roubos de bola e três desarmes de lançamento. Jabari Smith Jr. terminou com um duplo-duplo de 22 pontos e 10 ressaltos.

Tari Eason foi o melhor marcador dos Rockets com 26 pontos, com todos os cinco titulares a terminarem com pelo menos 16 pontos.

Cason Wallace liderou os Thunder com 23 pontos e Isaiah Joe somou 21 vindo do banco para os campeões em título, que continuam a ostentar o melhor registo da Liga com 40-13.

O extremo Chet Holmgren, de regresso após uma ausência por lesão, contribuiu com 17 pontos e 14 ressaltos, mas os Thunder – sem Gilgeous-Alexander até depois da pausa do All-Star devido a uma lesão abdominal – não conseguiram manter o ímpeto inicial.

Outros resultados:

Orlando Magic 120-117 Utah Jazz

Atlanta Hawks 119-126 Charlotte Hornets

Chicago Bulls 120-136 Denver Nuggets

Portland Trail Blazers 122-115 Memphis Grizzlies

Phoenix Suns 103-109 Philadelphia 76ers

Los Angeles Lakers 105-99 Golden State Warriors

Sacramento Kings 126-132 Cleveland Cavaliers