Memphis Grizzlies 124-133 Cleveland Cavaliers
Cleveland, que tinha sido obrigado a superar uma desvantagem de dois dígitos na vitória de terça-feira frente Brooklyn, não teve essa dificuldade no confronto de sexta-feira no Tennessee. Os Cavs, que já garantiram o seu lugar na pós-temporada, mantiveram o seu objetivo de garantir o primeiro lugar da Conferência Este com uma exibição ofensiva dominante.
Cleveland - que venceu 20 dos seus últimos 21 jogos - dominou a partida com 75 pontos no primeiro tempo e abriu uma grande vantagem de 18 pontos no intervalo. Memphis, que chegou ao jogo de sexta-feira com uma série de quatro vitórias consecutivas, nunca pareceu mostrar capacidades para vencer os visitantes no segundo tempo, com os Cavaliers a assegurarem a 56.ª vitória em 66 jogos nesta temporada.
Evan Mobley liderou a pontuação dos Cavs com 22 pontos, enquanto Darius Garland terminou com 20. Sete jogadores do Cleveland marcaram dois dígitos.
Ja Morant liderou o Memphis com 44 pontos, o melhor da época, numa tentativa de derrota.
O Cleveland agora lidera sobre o segundo classificado, Boston Celtics, por 8,5 jogos.
Miami Heat 91-103 Boston Celtics
O atual campeão da NBA, o Celtics, recuperou da derrota em casa na quarta-feira com o líder da Conferência Oeste, Oklahoma City, com uma vitória em casa dos Miami Heat, que garantiu oficialmente a vaga nos play.offs.
Derrick White ajudou a fechar o negócio para Boston, marcando 12 pontos no quarto período, enquanto o Celtics superou Miami por 25-14 no último período para conquistar uma vitória que os eleva a 48-19 no Este. Jayson Tatum liderou a pontuação de Boston com 28 pontos, incluindo cinco pontos de três pontos, enquanto Jrue Holiday terminou com 25.
Neemias Queta recebeu um voto de confiança de Erik Spoelstra. Numa partida em que as coisas não começaram bem, o português teve 22 minutos em campo, sendo que jogou todo o último período. Acabou com 8 ressaltos (três ofensivos), uma estatística onde só foi superado por Al Horford. Juntou ainda dois pontos (através de lances livres) e um desarme de lançamento, mas teve quatro faltas e três perdas de bolas.
Andrew Wiggins foi o melhor marcador para Miami, com 23 pontos.
Denver Nuggets 131-126 Los Angeles Lakers
Em Denver, os Los Angeles Lakers, com várias lesões, ficaram a um passo de conseguir uma vitória improvável sobre os Nuggets, mas os donos da casa venceram.
Os Lakers, sem os titulares LeBron James, Luka Doncic, Rui Hachimura e Jaxson Hayes, recuperaram de uma desvantagem de 13 pontos no terceiro período para chegar à liderança no último minuto, com 37 pontos de Austin Reaves e 32 pontos do estreante Dalton Knecht.
Mas as esperanças de vitória foram destruídas nos últimos segundos, com Nikola Jokic, Jamal Murray e Russell Westbrook a marcarem oito pontos sem resposta para dar a vitória a Denver.
A estrela de Denver, Jokic, terminou com 28 pontos, com Murray a somar 26 e Christian Braun 22. Denver melhorou para 43-24 e está em segundo lugar no Oeste, enquanto os Lakers (40-25) caíram para quinto depois da quarta derrota consecutiva.
Atlanta Hawks 98-121 Los Angeles Clippers
Em Atlanta, os Los Angeles Clippers marcaram 68 pontos na segunda parte, saindo de uma desvantagem de 11 pontos ao intervalo e derrotando os Hawks.
James Harden liderou a reviravolta dos Clippers, marcando 13 pontos, com os visitantes a vencerem Atlanta por 35-8 no terceiro período. Harden e Kawhi Leonard marcaram 25 pontos cada um, com Ivica Zubac a somar 18.
A vitória deixa os Clippers à espreita na oitava posição da Conferência Oeste, com 36-30 pontos, fora das seis primeiras vagas para a pós-temporada.
Noutros jogos de sexta-feira, os Houston Rockets aumentaram a sua série de invencibilidade para cinco jogos ao derrotarem os Dallas Mavericks por 133-96, com Tari Eason a liderar com 30 pontos, apoiado por Jalen Green (23 pontos). Os Rockets, em grande forma, subiram ao terceiro lugar da Conferência Oeste, com 42-25 pontos.
O Indiana Pacers subiu para 37-28 depois de derrotar o Philadelphia 76ers por 112-100. Os Sixers caíram para a 44.ª derrota de uma temporada miserável depois de desperdiçarem uma vantagem de 16 pontos no segundo quarto.