Mais

NBA: Cavaliers dão a volta aos Celtics e deixam aviso ao Este

Donovan Mitchell, do Cleveland Cavaliers, dribla contra o Boston Celtics
Donovan Mitchell, do Cleveland Cavaliers, dribla contra o Boston CelticsMaddie Meyer / Getty Images via AFP
Donovan Mitchell marcou 41 pontos e ajudou os Cleveland Cavaliers, líder da Conferência Este, a vencerem por 123-116 o atual campeão da NBA, Celtics, em Boston, na sexta-feira. Neemias Queta não foi utilizado

Boston Celtics 116-123 Cleveland Cavaliers

Os Cavs obtiveram a nona vitória consecutiva, resistindo ao quase triplo-duplo de Jayson Tatum, estrela de Boston, com 46 pontos, 16 ressaltos e nove assistências.

Darius Garland marcou 20 pontos e Evan Mobley somou 17 pontos e 12 ressaltos para o Cleveland, que assumiu a liderança pela primeira vez com um triplo de Mobley a 8:43 minutos do fim do quarto período. A estrela de Boston, Jaylen Brown - que marcou 37 pontos - empatou o jogo a 114-114 a 3:15 minutos do fim, mas Mitchell respondeu com um par de cestos e os Cavaliers aguentaram a vitória, que elevou o seu recorde de melhor equipa da liga para 49-10 - 7.5 jogos à frente de Boston no topo da Conferência Este.

"É uma forma de medir", disse Mitchell sobre a vitória corajosa sobre os actuais campeões, que venceram Cleveland na segunda ronda dos play-offs da época passada: "Eles ganharam um campeonato e queremos continuar a chegar onde eles estão."

Apesar das ausências de Kristaps Porzingis e Jrue Holiday, Boston (que também não teve Neemias Queta) saiu com força - com uma vantagem de 25-3 em menos de seis minutos. Tatum marcou 18 pontos no primeiro período, enquanto o Celtics superavam os Cavs por 38-6. Mas o Cleveland já tinha estabilizado o barco e chegou a ficar a dois pontos a meio do segundo período, antes de Boston se afastar novamente para liderar por 74-64 ao intervalo.

Os Celtics aumentaram a vantagem para 17 pontos a meio do terceiro período, mas mesmo assim os Cavaliers não desistiram.

"O mais importante é que lutamos", disse Mitchell: "A maior coisa é apenas a resiliência."

Los Angeles Lakers 106-102 Los Angeles Clippers

Em Los Angeles, Luka Doncic comemorou o 26.º aniversário marcando um recorde de 31 pontos na vitória dos Lakers sobre os Clippers no dérbi da cidade dos anjos.

LeBron James somou 28 pontos e 13 ressaltos para os Lakers, que repeliram um desafio tardio de uma equipa dos Clippers liderada pelos 27 pontos e 16 ressaltos de Ivica Zubac.

Atlanta Hawks 119-135 Oklahoma City Thunder

O líder da Conferência Oeste, Oklahoma City, venceu em Atlanta, onde Shai Gilgeous-Alexander marcou 31 pontos e levou os Thunder à vitória sobre os Hawks. Luguentz Dort e Jalen Williams marcaram 20 pontos cada um para Oklahoma City, com Dort a fazer seis dos 23 triplos da equipa.

Detroit Pistons 119-134 Denver Nuggets

Os Denver Nuggets, impulsionados pelo 28.º triplo-duplo de Nikola Jokic da época, colocaram fim à série de oito vitórias consecutivas dos Pistons com um triunfo em Detroit.

Jokic, o atual Jogador Mais Valioso da NBA, marcou 23 pontos, 17 ressaltos e 15 assistências antes de ficar de fora durante a maior parte do quarto período. Jamal Murray, base de Denver, liderou na hora de atirar ao cesto com 31 pontos e Michael Porter Jr. acrescentou 28 para os Nuggets.

Malik Beasley marcou 16 pontos para liderar os Pistons, enquanto o base Cade Cunningham não conseguiu marcar mais do que 11 pontos numa noite difícil para os titulares do Detroit.

OG Anunoby, de Nova Iorque, marcou três pontos a 5,3 segundos do fim, quando os Knicks venceram os Grizzlies por 114-113, em Memphis.

Walker Kessler foi o herói de Utah, ao fazer um afundanço para ganhar o jogo a 9,7 segundos do fim, na vitória do Jazz em casa por 117-116 sobre os Minnesota Timberwolves.

O Minnesota não contou com a estrela Anthony Edwards, que cumpriu uma suspensão de um jogo depois de ter acumulado 16 faltas técnicas esta época.