Com Jayson Tatum a recuperar de uma grave lesão, os Bostons Celtics vão aproveitar 2025/26 para restruturar o plantel. Depois de Jrue Holiday (Portland TrailBlazers), o conjunto do Massachussets deixou sair Kristaps Porzingis.
Numa troca a envolver três equipas, os Celtics garantiram Georges Niang e uma escolha de segunda ronda, com Porzingis e uma escolha de segunda ronda a seguir para os Atlanta Hawks e os Brooklyn Nets a ficarem com Terance Mann e a escolha 22 do Draft 2025.
É mais uma movimentação importante do ponto de vista financeiro. Com a saída de Porzingis (22 milhões de dólares na próxima época) e Jrue Holiday, os Celtics vão poupar mais de 200 milhões de dólares em pagamentos do luxury tax e ganham renovada flexibilidade dentro do tecto salarial para atacar a próxima temporada com Tatum recuperado, bem como Jaylen Brown e Derrick White seguros.
Neemias Queta
Um dos nomes que pode sair a beneficiar desta troca é Neemias Queta. Neste momento, o português é o único poste com contrato nos Celtics. Luke Kornet e Al Horford terminam contrato e estão livres no mercado, sendo que o dominicano está mesmo a ponderar se vai terminar a carreira após 19 temporadas.
Os Celtcis devem aproveitar o mercado para arranjar um novo poste, mas não é de excluir um aumento da utilização do português. Na temporada que agora findou, o português somou 66 jogos (quatro nos play-offs), com uma média de 13,9 minutos em campo e respondeu com uma média de 5 ressaltos, 3,8 ressaltos (1,4 ofensivos) e quase um desarme de lançamento (0,7) por jogo.
