NBA: Celtics perdem sem Neemias (106-117), LeBron James derrotado em Cleveland (129-99)

Cleveland Cavaliers venceram os Los Angeles Lakers
Cleveland Cavaliers venceram os Los Angeles LakersDavid Richard-Imagn Images

Sem o lesionado Neemias Queta, os Boston Celtics foram derrotados em casa pelos Atlanta Hawks por 117-106, num encontro disputado no TD Garden. Em Cleveland, Donovan Mitchell marcou 25 pontos e os Cavaliers esmagaram os Los Angeles Lakers por 129-99, estragando aquele que poderá ter sido o último jogo de LeBron James na casa onde fez história.

Boston Celtics 106-117 Atlanta Hawks

A equipa visitante entrou demolidora e construiu logo no primeiro período uma vantagem de 20 pontos (18-38), gerindo depois a diferença até ao intervalo, que chegou com 46-60 no marcador.

Os Celtics ainda tentaram reagir após o descanso, mas os Hawks mantiveram sempre uma margem confortável e acabaram por confirmar um triunfo sólido fora de portas.

Jalen Johnson, dos Hawks, ficou perto do triplo-duplo, com 19 pontos, 14 ressaltos e sete assistências. Do lado de Boston, o mais produtivo foi Jaylen Brown, autor de 21 pontos, além de sete ressaltos e três assistências.

Cleveland Cavaliers 129-99 Los Angeles Lakers

O melhor marcador de sempre da NBA, James, que conduziu os Cavaliers ao seu único título da NBA em 2016 antes de se juntar aos Lakers, ainda não confirmou se vai continuar a jogar para além desta época, a sua 23.ª na Liga, um recorde.

O astro de 41 anos, quatro vezes campeão da NBA e quatro vezes MVP da Liga, somou 11 pontos, cinco assistências, três ressaltos e um roubo de bola em 27 minutos ao serviço dos Lakers.

James, natural de Akron, foi ovacionado por um pavilhão esgotado quando foi apresentado no cinco inicial e cobriu o rosto para esconder a emoção ao receber uma ovação de pé durante um vídeo especial de boas-vindas no ecrã gigante.

"É certo que há sempre emoções para ele ao regressar aqui", afirmou o treinador dos Lakers, JJ Redick. "Durante o vídeo de homenagem percebeu-se que voltar aqui é muito importante para ele. Há um lado humano em tudo isto".

Mitchell reconheceu que, mesmo com os Cavaliers a somarem a quinta vitória consecutiva e a melhorarem para 29-20, a noite era de James e do seu legado ao transformar a equipa de Cleveland em campeã após 52 anos de fracassos nas principais ligas desportivas dos EUA.

"Ele lançou as bases", disse Mitchell. "Fez muito pela cidade, sendo daqui. Queremos seguir esse exemplo. Ele merece toda a energia que recebeu aqui. Foi a primeira vez que conseguiram em mais de 50 anos. Queremos fazê-lo de forma diferente. No fim do dia, procuramos formas de voltar a dar um título à cidade".

Jaylon Tyson somou 20 pontos para os Cavs e De'Andre Hunter marcou 19 vindo do banco de Cleveland, enquanto Luka Doncic foi o melhor marcador do encontro com 29 pontos para os Lakers (28-18), que também contaram com oito pontos de Bronny James, filho de LeBron.

"Foi bonito para ele ter esse momento aqui", comentou o colega Gabe Vincent.

James, que passou a registar 9-4 como visitante em Cleveland, tinha uma média de 28 pontos por jogo nos 24 encontros anteriores frente aos Cavs, mas foi bem travado por Tyson na defesa.

"Não temo ninguém", afirmou Tyson. "Ele é um grande jogador e foi o meu desafio hoje. Vou aceitar sempre esse desafio".

Tyson lançou ainda um repto a James, declarando: "Agora esta é a cidade do Donovan Mitchell. Quando ele voltar, vamos garantir que todos torcem por ele como fizeram por (James). Agora o espetáculo é dele".

Os Cavs superaram os Lakers por 42-22 no terceiro período, chegando ao 99-77, com 7 em 11 nos triplos e 17 em 25 nos lançamentos de campo nesse parcial.

"Entrámos nos primeiros cinco minutos com energia e colhemos os frutos disso", disse Tyson.

Os Cavs jogaram sem o atual Melhor Defensor da NBA, Evan Mobley, devido a uma lesão na barriga da perna esquerda.

Outros resultados:

Indiana Pacers 113-110 Chicago Bulls

Miami Heat 124-133 Orlando Magic

Toronto Raptors 92-119 New York Knicks

Memphis Grizzlies 97-112 Charlotte Hornets

Dallas Mavericks 105-118 Minnesota Timberwolves

Utah Jazz 124-140 Golden State Warriors

Houston Rockets 99-111 San Antonio Spurs