Recorde as principias incidências da partida
Depois do triunfo por 107-89 no primeiro jogo, os Celtics sentiram mais dificuldades, mas assumiram em definitivo a liderança do marcador bem cedo no terceiro período, alargando em várias ocasiões a vantagem para mais de 10 pontos.
Com 3.32 minutos para jogar, os anfitriões chegaram a 14 pontos de avanço (103-89) e o jogo parecia fechado, mas os Mavericks lograram um parcial de 9-0 e colocaram-se a cinco pontos (103-98), com pouco mais de um minuto para jogar.
No ataque seguinte, os Mavs poderiam ter-se colocado a uma pose de bola e reabrir em definitivo o jogo, mas os árbitros não marcaram uma falta clara de Jaylen Brown sobre P.J. Washington e o jogo acabou aí, com os Celtics a segurarem o 2-0.
Jrue Holiday, com 26 pontos, com 11 em 14 nos tiros de campo, e 11 ressaltos, foi a figura dos Celtics, que contaram também com 21 pontos de Jaylen Brown, 18 pontos de Derrick White e 18 pontos, 12 assistências e nove ressaltos de Jayson Tatum, que só acertou, porém, seis de 22 tiros de campo.
Nos Mavericks, o esloveno Luka Doncic esteve novamente em excelente plano, com um triplo duplo de 32 pontos, 23 dos quais na primeira parte, 11 ressaltos e 11 assistências, convertendo 12 de 21 lançamentos de campo. Pecou nos lances livres (quatro em nove) e nos turnovers (oito).
Destaque ainda para os 17 pontos e sete ressaltos de P.J. Washington e os 13 pontos e nove ressaltos de Daniel Gafford e, pela negativa, para os escassos 16 pontos de Kyrie Irving, que só acertou sete de 18 lançamentos de campo.
Os Mavericks começaram melhor e conseguiram uma vantagem máxima de sete pontos (6-13), mas os anfitriões, mesmo sem acerto nos triplos, ripostaram e empataram a 22, antes de novo bom momento dos forasteiros, que acabaram o primeiro parcial na frente (25-28), muito por culpa dos 13 pontos de Doncic.
No segundo período, o esloveno continuou inspirado, chegando ao intervalo já com 23 pontos, só que foram os Celtics que viraram na frente (54-51), inspirados pelos 17 pontos de Jrue Holiday e os 10 do suplente Kristaps Porzingis.
Os Mavs ainda passaram para a frente no terceiro período (54-55), mas os Celtics voltaram rapidamente ao comando do encontro e, com um parcial de 10-0, chegaram a 12 pontos de vantagem (75-63), que ainda aumentaram para 13 (80-67).
A formação texana ainda reagiu, colocando-se a seis pontos (80-74), antes de levar um triplo à tabela de Payton Pritchard, de muito longe, sobre a buzina, que colocou os locais a vencer por nove (83-74) após três períodos.
No quarto período, os Celtics estiveram sempre por cima e chegaram a liderar por 14 pontos, mas facilitaram no final e, não fosse um lapso dos árbitros, podiam ter-se visto apenas com uma posse de bola à maior com um minuto para jogar.
O poste internacional português Neemias Queta, que cumpre a terceira época na NBA e primeira pelos Boston Celtics, participou em 28 jogos na época regular de 2023/24 e dois nos play-offs, mas ainda não foi desta que se estreou nas finals, que prosseguem na quarta-feira, com o primeiro jogo no Texas.