Los Angeles Clippers 102-99 Golden State Warriors
Norman Powell liderou a pontuação dos Clippers com 23 pontos, incluindo cinco triplos, enquanto o clube de Los Angeles melhorou para 8-7 na temporada depois de derrotar os líderes da Conferência Oeste.
Os Clippers lideravam por 15 pontos no final do segundo período, mas os Warriors reduziram a vantagem para três pontos no final do terceiro período. Os jogadors de Los Angeles esforçaram-se por segurar Golden State no quarto período, e os Warriors falharam um triplo de Gary Payton II na campainha que teria empatado o jogo e forçado o prolongamento.
Stephen Curry liderou os marcadores dos Warriors com 26 pontos, com Andrew Wiggins a somar 22.
O treinador dos Clippers, Tyronn Lue, disse que tinha reunido a sua equipa no final do terceiro período.
"Disse-lhes que eram a equipa número um do Oeste por uma razão - mas ainda estamos a ganhar por três pontos, em casa", disse Lue: "Mas estou orgulhoso da equipa. Eles fizeram uma grande sequência, como sempre fazem, e nós conseguimos manter a compostura e sair com a vitória."
Milwaukee Bucks 101-100 Houston Rockets
Também na segunda-feira, Damian Lillard regressou de uma paragem de três jogos por concussão para marcar um layup a 3,9 segundos do fim e dar aos Milwaukee Bucks uma vitória muito necessária sobre os Houston Rockets, que estavam em forma.
Os Rockets entraram no jogo com uma série de cinco vitórias consecutivas e pareciam prontos a prolongar essa série depois de terem conseguido uma vantagem de 13 pontos no primeiro período. Mas Milwaukee, que está a quatro lugares do fundo da Conferência de Este com um registo de 5-9 após a vitória de segunda-feira, respondeu de forma soberba e liderava por 12 pontos ao intervalo.
Houston recuperou a iniciativa no quarto período e assumiu a liderança, mas uma corrida tardia de Milwaukee, que culminou com o triunfo de Lillard, resolveu uma batalha apaixonante. O base, que terminou com 18 pontos e 10 assistências, admitiu que a paragem forçada devido a uma concussão tinha sido um desafio.
"Normalmente, quando algo não está bem comigo, sinto que consigo ultrapassar o problema, mas esta foi provavelmente uma das primeiras vezes na minha vida e, sem dúvida, na minha carreira na NBA em que senti que 'algo não está bem'", disse Lillard na vitória de segunda-feira: "Foi um pouco frustrante. Não gostei de não estar com a equipa"
Brook Lopez liderou a pontuação dos Bucks com 27 pontos, enquanto Giannis Antetokounmpo somou 20.
Phoenix Suns 109-99 Orlando Magic
Em Phoenix, Franz Wagner marcou 32 pontos e ajudou os Orlando Magic a vencerem os Suns. Wagner foi impulsionado pelos 20 pontos de Anthony Black, enquanto Goga Bitadze somou 17.
Phoenix, que não contou com os lesionados Kevin Durant, Bradley Beal e Jusuf Nurkic, sofreu a sua quarta derrota consecutiva. A equipa de Phoenix, que teve um início de época de 8-1, caiu para 9-6 após a derrota.
O treinador de Phoenix, Mike Budenholzer, apelou à sua equipa para que se unisse enquanto resistia à queda de forma provocada por lesões.
"Mantenham-se unidos", disse Budenholzer. "É preciso continuar, continuar a fazer o trabalho e manter a cabeça erguida. Este grupo vai fazer isso. Eles são muito resistentes".
Miami Heat 106-89 Philadelphia 76ers
Também na segunda-feira, Jimmy Butler terminou com 30 pontos, 10 ressaltos e cinco assistências, com os Miami Heat a derrotarem os Philadelphia 76ers. Tyler Herro somou 18 pontos para o Miami, enquanto os Sixers voltaram a tropeçar, apesar de estarem a ganhar por 19 pontos no início do segundo período.
A equipa de Filadélfia está agora em último lugar na Conferência de Este, com um registo de 2-11 pontos. A estrela do Sixers, Joel Embiid, mais uma vez teve dificuldades, com apenas 11 pontos.