Recorde as incidências da partida
Os campeões em título, que jogaram o seu primeiro encontro desde a grave lesão da estrela Jayson Tatum, evitaram despedir-se da temporada perante os seus adeptos e seguem agora para Nova Iorque, onde disputam o jogo 6 na sexta-feira.
O vencedor desta série irá defrontar os Indiana Pacers na final da Conferência Este, depois da equipa de Indianápolis ter eliminado os Cleveland Cavaliers — a melhor formação da divisão na fase regular.
Com as costas contra a parede, Derrick White (34 pontos) e o poste Jaylen Brown (26 pontos e 12 assistências) assumiram o protagonismo ofensivo em substituição de Tatum.
"Foi uma noite fantástica. Jogámos como uma verdadeira equipa, com contributos de todos", afirmou Brown, que aproveitou para deixar uma mensagem ao companheiro lesionado: "Esta é para ti, JT. As melhoras, irmão."
Tatum, seis vezes All-Star, sofreu a rotura do tendão de Aquiles direito no jogo 4, disputado na segunda-feira — um golpe quase fatal para as aspirações ao título dos Celtics.
"Seja o que for que tenhamos de ultrapassar, não há nenhum grupo de rapazes com quem eu preferisse passar por isso", afirmou o treinador Joe Mazzulla, elogiando a reação dos campeões.
"Deram-nos mais uma oportunidade para continuar a jogar", acrescentou. "Nunca queremos ficar sem nenhum dos nossos jogadores, especialmente um dos nossos melhores. Mas, independentemente de quem está de fora, todos se apresentam e cumprem o seu papel."
White empurrou Celtics para o triunfo
Depois de uma primeira parte equilibrada, que terminou com uma igualdade a 59 pontos, o jogo virou a favor dos Celtics no terceiro período, impulsionado por uma explosão de orgulho dos seus principais jogadores e por uma atmosfera sufocante criada pelos mais de 20 mil adeptos presentes no TD Garden.
Derrick White marcou 13 pontos e liderou a equipa para uma vantagem de 15 pontos no último quarto.
As esperanças dos Knicks em mais uma reviravolta milagrosa desmoronaram a sete minutos do fim, quando a estrela Jalen Brunson foi expulso.