NBA: Comissário Adam Silver quer "respeitar as tradições" do basquetebol europeu na nova liga

O comissário da NBA, Adam Silver, fala antes do jogo de 2026 em Berlim
O comissário da NBA, Adam Silver, fala antes do jogo de 2026 em BerlimSoeren Stache/dpa

O comissário da NBA, Adam Silver, afirmou que uma futura liga europeia de basquetebol deve "respeitar as tradições do basquetebol europeu", confirmando ainda conversações com o Real Madrid, da EuroLiga, sobre a competição proposta.

Falando em Berlim antes do primeiro jogo da época regular da NBA em solo alemão, Adam Silver revelou aos jornalistas a "visão que temos, potencialmente, de uma liga europeia."

Em dezembro, a NBA anunciou planos para avançar com uma liga europeia em parceria com a FIBA a partir de 2027, que já foi apelidada de 'NBA Europe'.

Segundo uma proposta preliminar, a liga contará com 16 equipas, das quais entre 10 e 12 serão permanentes de vários pontos da Europa, sendo as restantes ocupadas por clubes que participarão de forma rotativa.

Ainda não foram anunciadas equipas, mas Silver referiu que a liga deverá ser composta por "equipas europeias já existentes e novas equipas", tendo como alvo tanto mercados consolidados como emergentes do basquetebol.

"Estamos a tentar encontrar a melhor combinação entre o antigo e o novo, entre a tradição e a inovação", afirmou Silver.

A liga será inicialmente financiada pelos clubes membros selecionados.

Adam Silver confirmou "discussões com o Real Madrid e também com outros clubes espanhóis," mas esclareceu que estas conversas "estão mais na categoria de recolha de informações" do que propriamente convites formais para integrar a liga.

O comissário confirmou que manteve conversações com o Alba Berlim, da EuroLiga, cujo pavilhão Uber Arena recebeu o jogo da NBA de quinta-feira.

O Alba Berlim foi "o modelo do tipo de clube que gostaríamos de ver numa eventual liga europeia", referiu Silver.

Foram divulgadas notícias de que a EuroLiga poderá avançar com ações legais contra a NBA, caso os clubes quebrem acordos existentes para participar nesta nova competição.

Silver recusou confirmar qualquer ação judicial: "Não creio que seja inevitável que haja um conflito, penso que há espaço suficiente para concorrência."

As equipas e os intervenientes que participem na nova liga terão de ter uma "perspetiva muito a longo prazo", sublinhando que "vai demorar algum tempo até que a competição seja viável."

O comissário fez uma comparação com a necessidade de apoiar a WNBA após a sua fundação em 1996, à medida que o basquetebol feminino foi, gradualmente, ganhando popularidade.

"Trinta anos depois, é impressionante o que está a acontecer no basquetebol feminino. Devo acrescentar que gostaríamos, no futuro, de criar também uma liga feminina na Europa, se conseguirmos encontrar o modelo certo", afirmou.

Os bilhetes para o jogo de quinta-feira em Berlim, entre os Memphis Grizzlies e o Orlando Magic, esgotaram em poucos minutos, estando agendado novo encontro entre as duas equipas em Londres, este sábado.

Os adeptos podem ver a conferência de imprensa completa com Adam Silver abaixo.