Mais

NBA: Damian Lillard regressa aos Portland Blazers apesar de lesão

Damian Lillard em ação
Damian Lillard em açãoJOHN FISHER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
"Damian Lillard, nove vezes All-Star, vai regressar aos Portland Trail Blazers. Segundo consta, está prestes a assinar um contrato de três anos, no valor de 39 milhões de euros, para voltar à equipa.

Dois anos depois de trocar os Trail Blazers pelos Milwaukee Bucks, o jogador de 35 anos vai regressar a casa. Está prestes a assinar um contrato de três anos, no valor de 39 milhões de euros, com Portland.

Lillard deverá ainda receber um salário líquido de cerca de 65 milhões de euros, fruto do acordo entre Portland e Milwaukee. O seu salário total poderá atingir os 131 milhões de euros nos próximos dois anos, com uma possível opção de saída em 2027.

No início deste mês, foi confirmado que o base foi dispensado pelos Bucks, que contrataram Myles Turner para o seu lugar. Após a saída de Milwaukee, chegaram a surgir rumores de que os Golden State Warriors estariam interessados em Lillard, mas esses nunca se concretizaram.

Lillard, que está a recuperar de uma rotura no tendão de Aquiles, não deverá entrar em campo na próxima época. A lesão ocorreu durante os playoffs da temporada passada da NBA. Essa não foi a única complicação física grave que o antigo jogador da Weber State teve: também sofreu um coágulo de sangue no gémeo da perna direita, que o afastou da competição durante quase um mês.

Antes de se juntar aos Bucks, em 2023, Lillard passou todas as suas 11 temporadas na NBA ao serviço dos Trail Blazers. Ao longo da sua carreira na liga, o base natural de Oakland disputou 900 jogos da fase regular e mais 68 nos playoffs. Foi nomeado All-Star em sete das últimas oito épocas, incluindo as três mais recentes.

O conjunto de Portland não participou nos playoffs na época passada, depois de terminar com um registo de 36 vitórias e 46 derrotas na Conferência Oeste, ficando a três jogos de garantir a presença no play-in.