Mais

NBA: Dez agentes livres ainda no mercado para a época 2025/2026

Será que Chris Paul e Russell Westbrook encontrarão compradores?
Será que Chris Paul e Russell Westbrook encontrarão compradores?ČTK / AP / David Zalubowski
Numa Free Agency pouco entusiasmante, há ainda 10 jogadores no mercado capazes de acrescentar valor a qualquer equipa.

Malcolm Brogdon

A sua carreira já é rica. Rookie do Ano em 2017, Sexto Homem do Ano em 2023, mas desde que foi trocado pelos Celtics por Jrue Holiday nesse ano, a sua carreira tem andado a tropeçar em franchises menores. Agora está livre, um perfeito armador fora do banco para um concorrente. Mas, por enquanto, as ofertas não estão a chegar, por culpa das numerosas lesões da época passada. Mas, aos 32 anos, nada está acabado.

Estatísticas 2024/2025: 12,7 pontos, 4,1 assistências (24 jogos)

Josh Giddey (agente livre restrito)

É uma situação engraçada: foi expulso dos Thunder no verão passado para que Alex Caruso pudesse dar um jeito na equipa a caminho do título. Falhou em Chicago, tendo feito uma época animadora com uma equipa em dificuldades. Mas, apesar das suas capacidades, ninguém fez dele uma prioridade e as últimas notícias sugerem que as negociações com os Bulls estão paradas. O australiano é ávido por dinheiro, mas sem dúvida terá de reduzir as suas aspirações, apesar de ter apenas 22 anos.

Estatísticas 2024/2025: 14,6 pontos, 8,1 ressaltos, 7,2 assistências

Quentin Grimes (agente livre restrito)

Na data limite de trocas, foi transferido de Dallas para Filadélfia. Numa equipa desesperada, explodiu, chegando a marcar mais de 40 pontos. No papel, o perfil perfeito para assinar um grande contrato. Mas, claramente, o seu desejo por um salário elevado prejudicou-o e as últimas notícias são de que ele poderia simplesmente assinar a sua oferta de qualificação e ficar com os 76ers por mais uma época, antes de se tornar um agente livre sem restrições em 2026. Um pouco mais de suspense, então.

Estatísticas 2024/2025: 21,6 pontos com os 76ers (em 28 jogos)

Al Horford

18 temporadas na NBA para o jogador n.º 3 do draft de 2007. Cinco vezes All-Star e campeão da NBA desde 2024, é agora um agente livre para um último desafio aos 39 anos. Modelo de profissionalismo, tem o que é preciso para reforçar qualquer equipa com tempo de jogo limitado. Mas, na última contagem, hesitava entre algumas franquias e... a reforma. Quem será capaz de apresentar argumentos convincentes?

Estatísticas 2024/2025 : 8,8 pontos, 6,1 ressaltos

Jonathan Kuminga (agente livre restrito)

Escolhido em 7.º lugar no draft de 2021, alternou entre brilho, lesão e mediocridade nas suas primeiras quatro temporadas com os Warriors. Não o suficiente, ao que parece, para justificar uma extensão máxima. O seu nome está a ser falado entre os Heat, Bulls, Jazz e Kings, mas, segundo Brett Siegel, poderá voltar a assinar um contrato com a sua atual equipa, com vista a uma troca durante a época. A menos que alguém decida investir nele para sempre.

Estatísticas 2024/2025: 15,2 pontos (46 jogos)

Chris Paul

CP3 atingiu o marco de 20 temporadas na NBA, mas deixou claro que esta será normalmente a sua última. Com, claro, o mesmo objetivo: o Troféu Larry O'Brien. Logicamente, não deverá ser ganancioso em termos de salário e já anunciou que quer mudar-se para mais perto da Califórnia. Esperávamos que tudo se resolvesse rapidamente, mas, de momento, o segundo melhor passador de todos os tempos ainda está no mercado...

Estatísticas 2024/2025: 8,8 pontos, 7,4 assistências (82 jogos)

Ben Simmons

Há quatro anos, o australiano era um All-star e tenente de Joel Embiid nos 76ers. Desde então, tem sido um saco de pancada, tendo as suas quatro épocas sido atrozes, com lesões e o seu jogo completamente perdido. Não regressou aos Clippers, mas ainda pode ser útil na defesa. No entanto, o futuro parece sombrio e é provável que tenha de se contentar com um lugar no fim do banco...

Estatísticas 2024/2025: 5 pontos, 5,6 assistências, 4,7 ressaltos (50 jogos)

Cam Thomas (agente livre restrito)

Desde a explosão do Nets em 2023, teve carta branca ofensivamente, e fez bom uso dela. Duas épocas com mais de 20 pontos deveriam logicamente assegurar o seu futuro na NBA. Antes do draft, falava-se que Brooklyn lhe ofereceria pelo menos 25 milhões de euros por ano, mas quase um mês depois, ainda está no mercado. Jogo de tolos?

Estatísticas 2024/2025 : 24,0 pontos

Russell Westbrook

A sua mudança para Denver prometia ser ambiciosa, e ele conseguiu encontrar o seu lugar como sexto homem, mas o título escapou-lhe mais uma vez. As suas hipóteses de ganhar um anel são cada vez menores, mas ainda tem muito para oferecer a um candidato. Não se trata de uma questão de dinheiro (recebia menos de 4 milhões nos Nuggets), mas de encontrar um franchise que lhe ofereça um verdadeiro papel. De momento, não é esse o caso.

Estatísticas 2024/2025: 13,3 pontos, 6,1 assistências, 4,9 ressaltos

Damian Lillard

Terminamos com uma atração, claro. Foi uma surpresa total quando Milwaukee cortou Dame Dolla, que sofreu uma rutura do tendão de Aquiles nos play-offs. Provavelmente não estará operacional na próxima época. Mas a possibilidade de contratar um jogador com tal pedigree para o garantir é tentadora. Boston e Golden State já marcaram posição e não há dúvida de que a luta poderá intensificar-se nos próximos dias. Sem dúvida, se uma equipa o contratar, será um acontecimento.

Estatísticas 2024/2025: 24,9 pontos, 7,0 assistências