"Esta transferência simplesmente não fazia sentido. Não havia qualquer explicação", afirmou Dirk Nowitzki na sua nova função como especialista televisivo para o serviço de streaming Prime.
A superestrela eslovena juntou-se aos Los Angeles Lakers há nove meses, enquanto os Dallas Mavericks receberam Anthony Davis – uma decisão incompreendida por muitos adeptos e especialistas.
Um novo começo em Dallas
"Foi realmente triste ver como tudo terminou. Os adeptos sentiram que lhes foi roubado o desfecho – que não puderam acompanhar o desenvolvimento de Luka", confidenciou Nowitzki, de 46 anos, acrescentando que foi "dilacerante". Segundo o campeão da NBA em 2011, esta decisão "claramente travou" os Mavericks.
Após esta transferência, o clube mergulhou numa crise desportiva. Protestos e apelos para "despedir Nico" marcaram o desenrolar da época. Na terça-feira, a direção do clube reagiu ao separar-se de Harrison. Michael Finley e Matt Riccardi vão assumir o cargo de forma interina. O proprietário Patrick Dumont reafirmou, nesta ocasião, o objetivo de "construir uma organização capaz de lutar pelo título".
Nowitzki – que vestiu a camisola dos Mavs entre 1998 e 2019 – sublinhou que a decisão deveria ter sido tomada logo no verão – "para evitar que esta nuvem negra pairasse sobre a nova era Cooper Flagg. Mas é esta a situação." Com Cooper Flagg, escolhido em primeiro lugar no draft, Dallas tentou recomeçar do zero, mas o registo é muito dececionante, com apenas três triunfos em 13 jogos.
