Mais

NBA: Doncic expulso na derrota dos Lakers, Cavs selam primeiro lugar na Conferência Este

Shai Gilgeous-Alexander em ação contra os Lakers
Shai Gilgeous-Alexander em ação contra os LakersJOSHUA GATELEY / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Shai Gilgeous-Alexander marcou 42 pontos e os Oklahoma City Thunder recuperaram para derrotar os Los Angeles Lakers por 136-120, numa batalha renhida em que Luka Doncic foi polémicamente expulso no quarto período.

Oklahoma City Thunder 136-120 Los Angeles Lakers

Dois dias depois de ter sofrido uma derrota de 27 pontos para os Lakers, os Thunder vingaram a derrota graças ao 13.º jogo de 40 pontos de Gilgeous-Alexander na temporada, com Jalen Williams a somar 26 e Lugentz Dort 17.

O jogo foi marcado pelo incidente do quarto período que levou a que a estrela eslovena dos Lakers, Doncic, sofresse uma segunda falta técnica e fosse expulso do jogo.

Doncic foi expulso na sequência de um lançamento com uma mão que colocou os Lakers a ganhar por 108-107, quando faltavam 7 minutos e 40 segundos para o final do jogo, depois de o árbitro J.T. Orr ter considerado que o jogador tinha abusado verbalmente dele após o cesto.

Doncic protestou, argumentando que estava apenas a responder a um adepto que o tinha insultado, mas a decisão manteve-se e abalou claramente os Lakers, permitindo que os Thunder tomassem a iniciativa e se afastassem para a vitória.

"Foi um grande jogo que, infelizmente, não teve o final que eu acho que todos os fãs de basquetebol gostariam de ter por causa de algumas decisões tomadas por alguns indivíduos", disse o treinador dos Lakers, J.J. Redick.

LeBron James, que terminou com 28 pontos, não soube explicar a expulsão de Doncic.

"Não sei porque é que o árbitro estava a levar isso para o lado pessoal", disse James aos jornalistas. "O árbitro tomou para si a responsabilidade de pensar que era contra ele. O jogo ficou estranho depois disso".

Doncic insistiu que não estava a falar mal de Orr. "Não tinha nada a ver com o árbitro, por isso não percebi bem", disse Doncic. "Foi duro, mas sabes que isso também é culpa minha. Não posso deixar a minha equipa ficar mal assim".

Os Lakers permanecem em terceiro lugar com um registo de 48-31 e precisam de vencer dois dos seus três jogos restantes da temporada regular para garantir a terceira posição na Conferência Oeste.

Cleveland Cavaliers 135-113 Chicago Bulls

Os Cleveland Cavaliers garantiram o primeiro lugar nos playoffs da Conferência Este da NBA depois de vencer os Chicago Bulls por 135-113.

Darius Garland liderou o marcador com 28 pontos num desempenho ofensivo equilibrado dos Cavs, que melhoraram para 63-16 e garantiram o topo da fase regular no Este.

A vitória garante a Cleveland a vantagem de jogar em casa quando os play-offs começarem na próxima semana, após a conclusão da época regular no domingo.

Garland foi um dos cinco jogadores de Cleveland a registar dois dígitos, com Evan Mobley a somar 21 pontos, 12 ressaltos e sete assistências e Ty Jerome a contribuir com 18 pontos.

New York Knicks 117-119 a.p Boston Celtics

Na Conferência Este, os Boston Celtics, segundos classificados, venceram os New York Knicks, terceiros, num jogo emocionante no Madison Square Garden, com 32 pontos de Jayson Tatum, que levou os campeões da NBA à vitória por 117-119 no prolongamento.

Milwaukee Bucks 110-103 Minnesota Timberwolves

De volta à corrida dos play-offs da Conferência Oeste, onde seis equipas disputam as quatro vagas automáticas restantes, os Minnesota Timberwolves sofreram uma derrota que pode sair caro por 110-103 frente aos Milwaukee Bucks.

O resultado deixa Minnesota com 46-33 e fora dos seis primeiros lugares do Oeste.

Charlotte Hornets 100-124 Memphis Grizzlies

Os Memphis Grizzlies aumentaram as suas hipóteses de qualificação para os play-offs com uma vitória por 100-124 sobre os Charlotte Hornets.

A vitória elevou Memphis ao quinto lugar da tabela, com um registo de 47-32.

O jogo foi ensombrado por uma lesão assustadora do rookie dos Grizzlies, Jaylen Wells, que foi retirado do campo de maca depois de ter caído com força na sequência de uma falta cometida por K.J. Simpson.

A imprensa americana informou que Wells estava acordado e alerta e que estava a tratar de um pulso partido após o incidente.

Outros resultados:

Indiana Pacers 104-98 Washington Wizards

Orlando Magic 119-112 Atlanta Hawks

Brooklyn Nets 119-114 New Orleans Pelicans

Phoenix Suns 95-133 Golden State Warriors

Los Angeles Clippers 122-117 San Antonio Spurs