Mais

NBA: Eliminação surpreendente dos Boston Celtics, de Neemias, deixa no ar o futuro da equipa

Os jogadores do Celtics sentam-se desiludidos durante a goleada do Jogo 6
Os jogadores do Celtics sentam-se desiludidos durante a goleada do Jogo 6Imagn Images / ddp USA / Profimedia
Depois de uma vitória confortável na primeira ronda contra os Orlando Magic, os Boston Celtics eram os grandes favoritos a manter a coroa da NBA após um campeonato implacável em 2024. No entanto, uma derrota chocante por 4-2 contra uma equipa dos New York Knicks que até dominaram durante a fase regular mostrou como as coisas podem mudar rapidamente.

Resumo dos playoffs

Depois de garantir confortavelmente o segundo lugar na Conferência Este, os Boston Celtics defrontaram os Orlando Magic na primeira ronda. Apesar de serem uma das melhores equipas defensivas da NBA, era pouco provável que causassem problemas reais aos Celtics. Embora tenham perdido o jogo 3, os Boston mantiveram o controlo, vencendo a série por 4-1 e garantindo um lugar nas meias-finais contra os New York Knicks.

Antes da bola ao ar, ninguém acreditava verdadeiramente que os Knicks fossem capazes de prejudicar os Celtics. Durante a época regular, os nova-iorquinos perderam os quatro jogos no confronto direto, além de terem somado 10 derrotas e nenhuma vitória contra Celtics, Cleveland CavaliersOklahoma City Thunder.

Mas, de forma verdadeiramente incrível, os Boston Celtics desperdiçaram duas vantagens de 20 pontos nos dois primeiros jogos em casa, com Jalen Brunson a fazer a diferença nos quartos períodos para conseguir uma impressionante vantagem de 2-0 no regresso a Nova Iorque.

No primeiro encontro, o Boston acertou 25% dos triplos, falhando 45 deles, um recorde nos playoffs da NBA. O jogo 2 não foi muito melhor, com um aproveitamento de 10/40 da linha dos três pontos. O estilo de basquetebol dos Celtics "viver ou morrer pelo triplo" estava a ser posto em causa, uma vez que estavam perante uma eliminação chocante.

E, na verdade, nunca mais recuperaram desse momento. O desempenho melhorou, mas a equipa dividiu os dois jogos seguintes, o que significa que os Knicks ficaram a apenas uma vitória das finais da Conferência Este. E as coisas pioraram ainda mais quando o melhor jogador, Jayson Tatum - que estava a fazer uma grande exibição com 42 pontos - rompeu o tendão de Aquiles no Jogo 4, um golpe demasiado forte para ainda recuperarem nesse jogo.

Apesar de os Boston terem vencido o Jogo 5, os New York Knicks fecharam a série no Madison Square Garden, impondo uma derrota humilhante aos campeões por 38 pontos. Na verdade, a equipa de Boston desabou completamente no Jogo 6 e a defesa do título terminou de forma embaraçosa.

A maior deceção da série

A falta de adaptabilidade e, consequentemente, perda de confiança dos Boston Celtics foram os principais fatores que contribuíram para a derrota nesta série. Os Celtics estiveram desinspirados nos triplos nos dois primeiros jogos, e precisavam de começar a jogar pelo seguro e a aproveitar as oportunidades mais simples, conduzindo até ao cesto. Mas simplesmente recusaram-se a fazer isso.

É claro que, quando funciona e convertem, são quase impossíveis de bater, mas contra uma equipa que tem em Brunson o Jogador Decisivo do Ano, e que defendem como cães, é preciso aceitar o facto de que, por vezes, há que mudar misturar as coisas.

Tatum sofreu uma rutura no tendão de Aquiles
Tatum sofreu uma rutura no tendão de AquilesImagn Images / ddp USA / Profimedia

Jayson Tatum foi criticado pelo seu fraco desempenho nesses dois jogos, mas parecia muito melhor antes de sofrer a terrível lesão. Jaylen Brown também teve uma série pouco animadora e não conseguiu dar um passo em frente na ausência do talismã. Brown teve uma média de 21,3 pontos por jogo na série, com 29% de eficácia de três pontos, enquanto Derrick White foi muito mais consistente, com 39%.

Também sentiram desesperadamente a falta de Kristaps Porzingis, que não conseguiu jogar minutos consistentes devido a uma lesão misteriosa, enquanto Jrue Holiday parece um jogador que já não está no seu melhor.

O futuro dos Celtics

O desporto é uma coisa engraçada, porque uma equipa que era a favorita a voltar a ganhar o título da NBA tem agora um futuro muito pouco claro e incerto.

Os Boston Celtics tem um plantel que vale uns impressionantes 500 milhões de dólares. Sinceramente, é difícil justificar esse valor mesmo quando se é campeão, ainda para mais depois de uma derrota nas meias-finais de Conferência. E com a probabilidade de Tatum ficar de fora durante toda a próxima época, tem de haver mudanças.

Porzingis está no último ano do seu contrato, Holiday teve muitas dificuldades nesta pós-temporada e parece estar em declínio, enquanto Al Horford faz 39 anos este verão. Brown está na segunda temporada de um contrato de cinco anos no valor de 285 milhões de dólares, e a extensão de cinco anos de 313,9 milhões de dólares de Tatum começa na próxima temporada.

As coisas parecem muito diferentes agora para os campeões de 2024, que precisam de descarregar algum teto salarial. Esta pós-temporada foi provavelmente a última vez que vimos esta versão dos Boston Celtics juntos.