NBA: Giannis garante triunfo dos Bucks sobre os Hornets (122-121), Thunder esmagam Warriors (94-131)

Giannis Antetokounmpo celebra com AJ Green
Giannis Antetokounmpo celebra com AJ GreenČTK / AP / Morry Gash

Giannis Antetokounmpo concretizou o afundanço decisivo a 4,7 segundos do fim, levando os Milwaukee Bucks a uma vitória por 122-121 frente aos Charlotte Hornets e conquistando uma partilha da história da NBA esta sexta-feira.

Milwaukee Bucks 122-121 Charlotte Hornets

Os Bucks chegaram a estar a perder por 16 pontos em casa, mas Antetokounmpo marcou 12 dos seus 30 pontos no último período para ajudar a selar o triunfo num final frenético que contou com cinco mudanças de liderança nos últimos 45,7 segundos.

O duas vezes MVP da NBA somou ainda 10 ressaltos e cinco assistências. Foi o seu 158.º jogo da fase regular com pelo menos 30 pontos, 10 ressaltos e cinco assistências, ultrapassando Kareem Abdul-Jabbar e Oscar Robertson como o jogador com mais registos deste tipo na história da NBA.

"É uma conquista incrível", afirmou Antetokounmpo: "Não quero vir aqui só fazer o meu trabalho e voltar para casa. Quero continuar a evoluir, a aprender."

Os Bucks, que tiveram uma época irregular marcada por uma ausência de oito jogos de Antetokounmpo devido a lesão em dezembro, melhoraram para 15-20.

"Ainda não chegámos lá, mas estamos a caminhar na direção certa," afirmou Antetokounmpo após o terceiro triunfo de Milwaukee nos últimos quatro jogos.

Golden State Warriors 94-131 Oklahoma City Thunder

O campeão da NBA Oklahoma City Thunder passeou frente a uns Golden State Warriors privados do trio de estrelas Stephen Curry, Draymond Green e Jimmy Butler.

O atual MVP Shai Gilgeous-Alexander apontou 30 pontos e Chet Holmgren somou 15 pontos, 15 ressaltos e quatro desarmes de lançamento para o OKC, que se tornou a primeira equipa esta época a alcançar as 30 vitórias, subindo para 30-5.

Em Cleveland, Donovan Mitchell marcou 33 pontos e Darius Garland acrescentou 18, com os Cavaliers a superarem os Denver Nuggets desfalcados por lesão por 113-108. O três vezes MVP da NBA Nikola Jokic foi um dos quatro titulares dos Nuggets ausentes, continuando a recuperar de uma hiperextensão no joelho esquerdo.

Os Nuggets entraram no último período a vencer por 97-88 e lideravam por 105-101 a 4:43 minutos do fim, antes de os Cavs somarem 10 pontos consecutivos, numa sequência que incluiu um triplo decisivo de Garland.

Cleveland superou Denver por 25-11 no último período. Jamal Murray foi o melhor marcador dos visitantes com 34 pontos, mas apenas seis na segunda parte.

"Sinto que nos primeiros três períodos não fomos realmente nós próprios", afirmou Mitchell após o terceiro triunfo consecutivo dos Cavaliers, acrescentando que o segredo para manter a série de vitórias passa por "sermos aquela equipa que sabemos que podemos ser defensivamente – e o resto acontece naturalmente."

De'Aaron Fox marcou 24 pontos e conquistou sete ressaltos, liderando a desfalcada equipa dos San Antonio Spurs a um triunfo por 123-113 sobre os Indiana Pacers, que atravessam uma fase negativa. A estrela francesa dos San Antonio, Victor Wembanyama, não viajou até Indianápolis depois de ter hiperextendido o joelho esquerdo na vitória frente aos New York Knicks na quarta-feira.

O treinador dos Spurs, Mitch Johnson, afirmou que Wembanyama poderá regressar já no jogo em casa de sábado frente aos Portland Trail Blazers.

Pascal Siakam marcou 23 pontos para os Pacers, que estiveram sempre atrás no marcador durante toda a segunda parte, a caminho da 11.ª derrota consecutiva.

O extremo dos Atlanta, Jalen Johnson, alcançou o sétimo triplo-duplo da época e impulsionou os Hawks para uma vitória por 111-99 sobre os Knicks em Nova Iorque. Johnson somou 18 pontos, 10 ressaltos e 11 assistências, enquanto Nickeil Alexander-Walker e Onyeka Okongwu contribuíram com 23 pontos cada para os Hawks.

Jalen Brunson foi o melhor marcador dos Knicks, com 24 pontos, perante adeptos no Madison Square Garden que não perdoaram a ausência de Karl-Anthony Towns e Mitchell Robinson.