Mais

NBA: Giddey lidera os renovados Bulls igualando um registo de Jordan dos anos 80

Josh Giddey
Josh GiddeyMICHAEL REAVES / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O base australiano devolveu a esperança a Chicago, que lidera a Conferência Este da NBA com um registo de seis vitórias e uma derrota.

Muito tempo passou desde a última vez que os Chicago Bulls terminaram a Fase Regular no topo da Conferência Este. Foi em 2011, quando Derrick Rose se tornou o MVP mais jovem da história e apenas os Miami Heat de LeBron, Wade e Bosh impediram que chegassem à final dos play-offs.

Agora, em 2025, ainda com a época a começar, a equipa da Cidade do Vento voltou ao topo graças a um início fulgurante, com seis triunfos e uma derrota, registo apenas superado pelos 8-0 dos Oklahoma City Thunder na classificação geral da liga norte-americana.

No United Center, há novamente razões para sonhar, sobretudo devido ao protagonismo de Josh Giddey, que não se deixa intimidar pelo peso da era dourada da franquia e decidiu desafiar Michael Jordan, o melhor de sempre, em alguns aspetos estatísticos.

Durante o triunfo (113-111) da madrugada de quarta-feira frente a Philadelphia, o antigo jogador dos OKC igualou um registo alcançado no final dos anos 80 por His Airness. Com 29 pontos, 15 ressaltos e 12 assistências, tornou-se o primeiro jogador dos Bulls a conseguir dois triplos-duplos consecutivos desde a temporada 1988/89.

Segundo a equipa do Illinois, o único que conseguiu o mesmo feito nesta época foi Nikola Jokic, que somou dígitos duplos em três categorias estatísticas diferentes nos quatro primeiros jogos dos Denver Nuggets.

É verdade que comparar qualquer jogador a Jordan é entrar em terreno complicado, mas os números falam por si. Ainda assim, há 36 anos, o 23 conseguiu sete triplos-duplos consecutivos entre 25 de março e 6 de abril de 1989. Conseguirá Giddey igualá-lo?