Mais

NBA: Gilgeous-Alexander brilha na vitória dos Thunder sobre os Nuggets

Nikola Jokic defendido por Shai Gilgeous-Alexander
Nikola Jokic defendido por Shai Gilgeous-AlexanderJoshua Gateley / Getty Images via AFP
Shai Gilgeous-Alexander superou o rival Nikola Jokic, MVP da NBA, com um desempenho de 40 pontos. Os Oklahoma City Thunder produziram uma recuperação tardia para derrotar os Denver Nuggets por 127-103 no domingo.

Oklahoma City Thunder 127-103 Denver Nuggets

A batalha entre os pesos pesados da Conferência Oeste da NBA foi resolvida pelo ataque de Oklahoma City no quarto período, que superou Denver por 41-20 no último período para chegar à vitória. Gilgeous-Alexander - amplamente visto como o principal candidato a suceder Jokic como o Jogador Mais Valioso da liga - foi fundamental na recuperação dos Thunder.

O talentoso base canadiano mais uma vez destacou-se quando era preciso. Gilgeous-Alexander somou nove pontos no quarto período para completar o 11.º jogo de 40 pontos na temporada, colocando os Thunder a uma distância razoável de garantir sua vaga nos play-offs.

Os Thunder estão agora com 53 vitórias e 11 derrotas na liderança da Conferência Oeste, depois do sétimo triunfo consecutivo, com 12 jogos de vantagem sobre o segundo classificado, o Los Angeles Lakers.

"Conseguimos parar o adversário na reta final e depois simplesmente executar", disse Gilgeous-Alexander sobre a recuperação no quarto período: "É a isso que se resume quando as equipas são tão boas. Nunca vai ser bonito o tempo todo, mas se defenderes e executares, terá uma chance, não importa contra quem jogas."

O jogo de 40 pontos de Gilgeous-Alexander foi notável, apesar de ele ter feito apenas duas de 11 tentativas de três pontos. Contudo, jogador de 26 anos ignorou suas dificuldades de longa distância atacando o aro para manter os pontos para OKC.

"É aí que tudo começa: cestos fáceis", disse Gilgeous-Alexander à ESPN: "Essa é a minha zona de conforto. Não fiz tantos lançamentos quanto queria, mas conseguimos uma vitória, então não me importo."

Gilgeous-Alexander, por sua vez, encolheu os ombros perante o seu confronto com o atual MVP Jokic, a estrela sérvia que chegou ao jogo depois de um triplo-duplo histórico de 31 pontos, 21 ressaltos e 22 assistências na vitória de sexta-feira sobre os Phoenix Suns.

"Adoro MVPs, adoro All-Stars, adoro tudo o que vem com isso, mas nada disso importa se não ganharmos", disse Gilgeous-Alexander: "É aí que eu penduro meu chapéu."

Gilgeous-Alexander contou com o apoio de Jalen Williams, com 26 pontos, e Chet Holmgren, com 14.Jokic terminou com 24 pontos, 13 rebotes e nove assistências, com Michael Porter Jr. também somando 24 pontos.

Milwaukee Bucks 100-112 Cleveland Cavaliers

Nos outros jogos no domingo, o líder da Conferência Este, Cleveland, chegou à 14.ª vitória consecutiva ao bater os Milwaukee Bucks. Todos os cinco titulares dos Cavaliers marcaram dois dígitos, com Max Strus a liderar o marcador com 17 pontos.

A equipa de Cleveland, que se tornou a primeira equipa a conquistar um lugar nos play-offs na semana passada, lidera a zona Este com oito jogos de vantagem sobre os segundos classificados, os Boston Celtics, que venceram de forma impressionante os Lakers no sábado.

"Ainda não fizemos nada, só temos de nos certificar de que, em abril, tratamos dos nossos assuntos", disse Donovan Mitchell, o craque dos Cavaliers, numa altura em que Cleveland se prepara para a pós-temporada.

Em Dallas, Devin Booker marcou 24 pontos e Kevin Durant 21, com os Phoenix Suns a derrotarem os Dallas Mavericks por 125-116, num jogo crucial que aumenta as suas hipóteses de chegarem ao torneio de play-in.

Os Mavericks ocupam o 10.º e último lugar para a qualificação para o play-in, com um registo de 32-33; os Suns ficam mesmo à porta, em 11.º lugar, com 30-34.

Os Minnesota Timberwolves melhoraram para 37-29 com uma vitória de 141-124 sobre os San Antonio Spurs, mantendo-se no encalço dos Golden State Warriors na corrida pelos lugares dos play-offs da Conferência Oeste. Os Timberwolves estão em sétimo lugar, logo atrás dos Warriors, que ocupam o sexto lugar (36-26).

Em Nova Orleães, Ja Morant e Desmond Bane marcaram 62 pontos na vitória do Memphis Grizzlies por 107-104 sobre os Pelicans, que lideravam por 14 pontos no primeiro quarto do segundo período, antes de serem derrotados pelos visitantes na segunda parte.