Mais

NBA: Gilgeous-Alexander inspira os Thunder com novo recorde, Neemias Queta na vitória dos Celtics

Shai Gilgeous-Alexander fez uma exibição para recordar
Shai Gilgeous-Alexander fez uma exibição para recordarČTK / AP / Kyle Phillips
Shai Gilgeous-Alexander marcou 54 pontos, o melhor registo da carreira, e os Oklahoma City Thunder venceram os Utah Jazz por 123-114 nesta quarta-feira. Neemias Queta com contribuição substancial para o triunfo dos Boston Celtics.

Oklahoma City Thunder 123-114 Utah Jazz

Gilgeous-Alexander ultrapassou pela primeira vez a marca dos 50 pontos com um desempenho deslumbrante que incluiu oito ressaltos, cinco assistências, três roubos de bola e dois desarmes de lançamentos. A exibição virtuosa de um jogador que muitos consideram o principal candidato ao prémio de Jogador Mais Valioso desta temporada foi decisiva num duelo que teve 16 mudanças de liderança.

A vitória deixa Oklahoma City no topo da Conferência Oeste com um recorde de 36-7.

Gilgeous-Alexander procurou minimizar a noite de recprde após a vitória.

"Apenas tentei ser agressivo, tentei fazer a jogada certa e, a partir daí, confiei no trabalho. Não foi diferente de qualquer outra noite", disse Gilgeous-Alexander: "Tive mais alguns pontos esta noite, mas não foi nada de especial."

Gilgeous-Alexander recebeu o apoio ofensivo de Jalen Williams, que marcou 25 pontos, enquanto Cason Wallace acrescentou 13 do banco.

John Collins liderou a pontuação de Utah com 22 pontos. Com a derrota, os Jazz cairam para 10-32 e continuam a lanterna vermelha da Conferência Oeste.

Houston Rockets 109-108 Cleveland Cavaliers

Na quarta-feira, um final emocionante em Houston viu  Cleveland, líder da Conferência Este, perder com os Rockets.

Os Cavaliers pareciam ter dominado o jogo no quarto período, marcando 19 pontos sem resposta antes de chegar a uma vantagem de seis pontos a menos de quatro minutos do fim. Mas Houston reagiu e empatou o jogo a 107-107 a cinco segundos do fim. Dois lances livres do internacional turco Alperen Sengun colocaram então Houston na frente.

Mas ainda houve tempo para uma última reviravolta, depois de Tari Eason se ter precipitado quando Darius Garland tentava um lançamento de três pontos para ganhar o jogo. Garland foi para a linha de lance livre com a hipótese de ganhar o jogo a apenas três segundos do fim, mas falhou os dois primeiros lances livres e Houston escapou.

Os Rockets estão agora com 29-14 e em segundo lugar na classificação da Conferência Oeste.

"Não sei o que aconteceu, um jogo desleixado", disse o base dos Rockets, Fred VanVleet, que liderou a pontuação da equipa com 26 pontos, incluindo 7 de 12 em lançamentos de três pontos: "Foi uma forma de não fechar um jogo. Mas acho que merecíamos isso. Lutámos muito. Por vezes, as coisas correm bem e outras vezes não. Esta noite, no final, correram e conseguimos fechar o jogo."

Mas enquanto Houston festejava, os rivais do Texas, os Dallas Mavericks, ficaram a refletir sobre a derrota por 115-114 contra os Minnesota Timberwolves.

Com Luka Doncic ainda lesionado, os Mavs contaram com 36 pontos de Kyrie Irving e 30 pontos de P.J. Washington para se manterem na luta. No entanto, a ofensiva equilibrada do Minnesota - com todos os cinco titulares a atingirem os dois dígitos - foi suficiente para levar os Wolves à vitória.

Jaden McDaniels liderou a pontuação do Minnesota com 27 pontos, enquanto Anthony Edwards fez 21.

Noutros jogos, os 24 pontos de Desmond Banes ajudaram os Memphis Grizzlies a alcançar a quarta vitória consecutiva ao derrotarem os Charlotte Hornets por 132-120. Os Grizzlies estão em terceiro lugar no Oeste, com 29-15, atrás de Oklahoma City e Houston.

Em Nova Iorque, a má fase recente dos Brooklyn Nets continuou com a quinta derrota consecutiva, por 108-84, frente aos visitantes Phoenix Suns. Devin Booker terminou com 32 pontos, enquanto Kevin Durant somou 24 contra o seu antigo clube.

Em Sacramento, os Kings venceram os seus rivais californianos, os Golden State Warriors, por 123-117, graças aos 32 pontos de DeMar DeRozan.

Por fim, os Boston Celtics derrotaram os Los Angeles Clippers numa emocionante vitória por 117-113 no prolongamento. Neemias Queta conseguiu 11 pontos (cinco em sete de lançamentos de campo), quatro ressaltos e uma assistência em 22:40 minutos de utilização.