Recorde as incidências da partida
Os Minnesota Timberwolves, confiantes, pareciam determinados a protagonizar uma reviravolta frente aos líderes da fase regular, depois de terem estado na frente durante grande parte dos dois primeiros períodos, chegando ao intervalo com uma vantagem de 48-44.
O poste dos Timberwolves, Julius Randle, somou 20 pontos na primeira parte e abalou os Thunder, que sentiram dificuldades em encontrar o seu ritmo de lançamento perante um público expectante.
Os Oklahoma City regressaram em força no terceiro período, superando o conjunto de Minnesota por 32-18 e construindo aquela que viria a ser uma vantagem decisiva de 76-66 à entrada do último quarto.
Gilgeous-Alexander, que teve uma primeira parte apagada — com apenas 11 pontos e 2 acertos em 13 lançamentos de campo — liderou a recuperação dos Thunder rumo à vitória por 114-88.
O base canadiano, que está na corrida ao prémio de Jogador Mais Valioso (MVP) da NBA, marcou 12 pontos no terceiro período, enquanto Jalen Williams contribuiu com nove pontos para manter o Minnesota em desvantagem.
De forma crucial, a defesa dos Oklahoma City esforçou-se por travar o ritmo de pontuação de Randle, ao mesmo tempo que a estrela dos Timberwolves, Anthony Edwards, terminou o último quarto sem qualquer ponto.
Gilgeous-Alexander terminou com 31 pontos, cinco ressaltos e nove assistências, enquanto Williams somou 19 pontos, oito ressaltos, cinco assistências e cinco roubos de bola. Chet Holmgren acrescentou 15 pontos, e Isaiah Hartenstein fechou com 12.
"Honestamente, estávamos um pouco enferrujados no primeiro tempo, mas não deveríamos estar. Estávamos a falhar lançamentos, lances livres. Só precisávamos de continuar a ser agressivos e confiar no nosso trabalho. Começámos a descer, os lançamentos começaram a cair, começámos a fazer os nossos lançamentos e começámos a ser travados defensivamente", disse Gilgeous-Alexander à ESPN.
"O primeiro jogo é um jogo de conhecimento. No segundo jogo, eles vão fazer ajustes e nós vamos fazer ajustes. É uma série e é a melhor de sete, não é o primeiro contra um. É um bom começo, mas há muito mais trabalho a fazer", sublinhou.
Randle foi o melhor marcador dos Minnesota, com 28 pontos, enquanto Edwards — que sofreu um susto ao torcer o tornozelo — terminou com 18 pontos, nove ressaltos e três assistências.
"Não tivemos muita paciência na segunda parte e o nosso ataque não conseguiu um monte de jogadas de qualidade e isso afetou a nossa defesa. E, quando conseguimos bons lances, eles não foram para baixo. O nosso ataque afetou a nossa defesa, e isso não pode acontecer. Quando tivemos boas oportunidades, não conseguimos acertar quando o jogo estava a virar-se contra nós", disse o treinador do Timberwolves, Chris Finch.