Mais

NBA: Irving brilha e Mavericks derrubam os Thunder, Neemias Queta na vitória dos Celtics

Os 25 pontos de Kyrie Irving ajudaram o Dallas Mavericks a derrotar os Oklahoma City Thunder
Os 25 pontos de Kyrie Irving ajudaram o Dallas Mavericks a derrotar os Oklahoma City ThunderČTK / AP / LM Otero
Kyrie Irving marcou 25 pontos e o Dallas Mavericks derrubou o Oklahoma City Thunder com uma vitória por 106-98 sobre os líderes da Conferência Oeste na sexta-feira. O poste português contribuiu com sete pontos no triunfo dos Celtics diante dos Magics por 121-94.

Dallas Mavericks 106-98 Oklahoma City Thunder

Oklahoma City, em alta após a vitória sobre o Cleveland, líder da Conferência Este, na quinta-feira, sofreu apenas a sétima derrota da temporada num duelo de montanha-russa contra uns Mavericks em chamas.

Irving foi o grande responsável pela vitória dos Mavs, marcando 17 pontos num segundo período de 41 pontos que permitiu a Dallas abrir uma vantagem de 64-43 ao intervalo. Os Thunder, que não contavam com Shai Gilgeous-Alexander devido a uma lesão no pulso, voltaram a empatar o jogo no terceiro período, antes de abrir uma vantagem de apenas um dígito.

Mas os Mavs, que ainda estão sem o lesionado Luka Doncic, reagruparam-se de forma soberba para fechar a vitória, superando os Thunder por 29-22 no quarto período para selar a vitória.

Dallas melhorou para 23-19, enquanto Oklahoma City continua no topo do Oeste com um registo de 34-7.

O treinador de Dallas, Jason Kidd, elogiou a capacidade de resiliência da equipa para garantir a vitória, depois de ter visto uma vantagem de 20 pontos evaporar-se no terceiro período.

"Estávamos sem forças no terceiro período", disse Kidd: "Dissemos no banco que precisávamos manter o rumo e permanecer juntos e, no quarto período, conseguimos. Sentimos que temos uma equipa talentosa e que eles têm uma equipa talentosa. Por isso, acho que esta noite foi um teste muito bom para o nosso grupo."

Miami Heat 113-133 Denver Nuggets

Na sexta-feira, Jimmy Butler regressou a Miami depois de cumprir uma suspensão de sete jogos, mas não conseguiu evitar que os Heat perdessem com os Denver Nuggets.

Nikola Jokic conseguiu o 17.º triplo-duplo da época, terminando com 24 pontos, 12 ressaltos e 10 assistências numa vitória confortável para os campeões da NBA de 2023. Jamal Murray liderou a pontuação de Denver com 30 pontos numa noite em que sete jogadores do Nuggets terminaram com dois dígitos.

Butler, que foi suspenso por Miami depois de indicar que desejava deixar o clube no início deste mês, terminou com 18 pontos.

Boston Celtics 121-94 Orlando Magic

Em Boston, Jayson Tatum marcou 30 pontos e os Celtics, campeões da NBA, superaram a maior derrota da temporada ao derrotarem os Orlando Magic.

O Boston, dominado por 110-97 pelo fraco Toronto na quarta-feira, não mostrou sinais de ressaca e conseguiu uma vitória confortável em casa, no TD Garden. O Orlando assumiu a liderança por pouco tempo no início do primeiro quarto, mas quando Tatum, Kristaps Porzingis e Jaylen Brown encontraram seu alcance, o resultado nunca esteve em dúvida.

Os 30 pontos de Tatum foram obtidos em 12 de 21 lançamentos, com quatro triplos, seis ressaltos e quatro assistências. Porzingis terminou com 23 pontos e Brown acrescentou 20, incluindo um perfeito 9 de 9 da linha de lance livre. Neemias Quetas saiu do banco e teve direito a 11 minutos em campo, contribuindo com sete pontos, três ressaltos e uma assistência.

O Boston melhorou para 29-12 com a vitória, permanecendo em segundo lugar na Conferência Este, atrás do líder Cleveland.

A pontuação de Orlando foi liderada por Cole Anthony com 23 pontos, enquanto Paolo Banchero continuou o seu regresso de lesão com 21 pontos.

New York Knicks 99-116 Minnesota Timberwolves

Entretanto, em Nova Iorque, Anthony Edwards marcou 36 pontos e os Minnesota Timberwolves venceram os Knicks.

Edwards esteve em chamas fora do arco, marcando 8 em 13 triplos, enquanto Naz Reid também chamou a atenção com 6 em 6 lançamentos de três pontos, numa participação especial de 23 pontos saindo do banco.

Em Milwaukee, os Bucks deram uma lição de realidade a Toronto após a derrota para o Boston na quarta-feira, com uma goleada de 130-112 no Fiserv Forum.

Milwaukee conquistou sua terceira vitória consecutiva graças aos 35 pontos de Giannis Antetokounmpo e aos 26 pontos de Damian Lillard. Com a vitória, o Bucks subiu para 23-17 e continua na quarta posição da Conferência Este.

Em San Antonio, Santi Aldama marcou 29 pontos, enquanto os Memphis Grizzlies derrotaram Victor Wembanyama e os Spurs por 140-112.

Wembanyama, estrela dos Spurs, teve mais uma grande atuação defensiva, com seis desarmes de lançamentos e um roubo de bola e 12 ressaltos. Mas o ataque equilibrado dos Grizzlies provou ser demasiado forte para a equipa da casa, com seis jogadores a terminarem com dois dígitos.