NBA: Ja Morant ajuda os Memphis Grizzlies a vencer Orlando Magic (126-109) em Londres

Ja Morant foi decisivo para os Memphis Grizzlies na vitória em Londres
Ja Morant foi decisivo para os Memphis Grizzlies na vitória em LondresGLYN KIRK / AFP

A estrela dos Memphis, Ja Morant, regressou em grande após lesão este domingo, ao marcar 24 pontos e realizar 13 assistências, liderando os Grizzlies na vitória por 126-109 frente ao Orlando Magic na NBA, em Londres.

Recorde as incidências da partida

Morant, que teve desentendimentos com a equipa técnica dos Grizzlies no início da época, e foi alvo de rumores de transferência este mês, enquanto recuperava de uma lesão na perna, deixou tudo isso de lado no jogo de destaque na O2 Arena.

"Senti-me bem", disse sobre o regresso ao campo.

"Especialmente por poder fazer isto – é a primeira vez que disputo um verdadeiro jogo internacional... Precisava disto", acrescentou.

A expectativa era elevada para o 10.º jogo da fase regular da Liga em Londres, o primeiro desde 2019, embora as tensões transatlânticas tenham surgido quando um espectador gritou "Deixem a Gronelândia em paz" durante a atuação de Vanessa Williams do hino nacional dos EUA, numa crítica ao plano do Presidente Donald Trump de tomar controlo do território autónomo dinamarquês.

Os Grizzlies chegaram a liderar por 33 pontos, assumindo o controlo com 40 pontos no primeiro período.

Memphis tem, ultimamente, deixado escapar vantagens de dois dígitos, incluindo desperdiçar uma vantagem de 20 pontos na primeira parte na derrota frente ao Orlando em Berlim na quinta-feira.

O treinador do Orlando, Jamahl Mosley, afirmou que a energia de Morant foi fundamental para impedir que o Magic repetisse a reviravolta este domingo.

"A sua velocidade, intensidade, nível de energia, quando entra em campo é muito difícil de marcar", disse Mosley. "É como um raio a atacar o cesto", acrescentou.

Morant fez-se notar desde cedo, ao marcar 20 pontos e realizar 10 assistências na primeira parte.

Questionado após o jogo sobre os rumores de que os Grizzlies estariam abertos a propostas de transferência por si, Morant deixou claro que não tem interesse em sair.

"Se alguém aqui me conhece, sabe que sou uma pessoa muito leal", afirmou.

"Tenho o logótipo nas costas, isso deve dizer exatamente onde quero estar", assumiu.

O australiano Jock Landale marcou 21 pontos vindo do banco para os Grizzlies, que tiveram seis jogadores a terminar com dois dígitos em pontos. A equipa converteu 52,7% dos lançamentos de campo, incluindo 13 triplos.

Os Magic, por seu lado, tiveram dificuldades em fazer o ataque funcionar, com Anthony Black a liderar a marcação de pontos com 19.

Paolo Banchero somou apenas seis pontos na primeira parte, terminando com 16.

"Penso que tive alguns ressaltos difíceis, sem dúvida, falhei o afundanço completamente aberto", disse Banchero.

"Penso que havia uma tampa no cesto para nós, especialmente no início do jogo, na primeira parte", acrescentou.

Apesar disso, Mosley considerou que a digressão europeia do Magic, com todas as obrigações mediáticas, foi uma experiência valiosa.

"A atenção que tiveram, as coisas que tiveram de fazer no tempo em que estiveram aqui, tudo isso são aspetos importantes para o futuro e para aquilo que precisamos de aprender a habituar-nos", afirmou.