Mais

NBA: Jalen Williams coloca OKC a um triunfo do título (120-109)

Oklahoma está a uma curta distância do título.
Oklahoma está a uma curta distância do título.Matthew Stockman/Getty Images via AFP
Uma grande exibição de Jalen Williams colocou os Oklahoma City Thunder a uma vitória do título de campeões da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), depois de um triunfo na receção aos Indiana Pacers por 120-109.

As estatísticas do confronto, no Flashscore.

Muitas vezes na sombra de Shai-Gilgeous Alexander, desta vez foi Williams a estrela, ao terminar o encontro com 40 pontos, o seu recorde em play-offs, com 14 em 25 nos tiros de campo, seis ressaltos e quatro assistências, em 35.10 minutos.

O 8 dos OKC apareceu em todas as alturas do encontro, também na parte final, quando os Pacers, a equipa das mil e uma recuperações, conseguiram reduzir para dois pontos, a 8.31 minutos do fim, uma desvantagem que chegou a ser de 18.

Liderados por Jalen Williams, os anfitriões lograram, porém, manter-se na frente do marcador, que nunca abandonaram desde os primeiros compassos do quarto inicial, e podem acabar na quinta-feira com a final, se vencerem em Indianápolis.

Os suplentes Aaron Wiggins (14 pontos) e Cason Wallace (11), que estavam a passar ao lado da final, foram também determinantes no 3-2 dos locais, que, provavelmente, também não ganhariam sem Shai (31 pontos e 10 assistências).

Nos forasteiros, um dos problemas foi o base Tyrese Haliburton, que se lesionou no início do encontro e, mesmo tendo jogado 34.10 minutos, não foi o líder que a equipa precisava, ficando-se por quatro pontos, todos da linha de lance livre.

Pascal Siakam foi o melhor marcador da equipa, com 28 pontos, mais seis ressaltos e cinco assistências, mas também cometeu seis turnovers, enquanto o suplente T.J. McConnell trouxe 18 pontos e muita energia do banco.

Num Paycom Center a fervilhar, recuperado o fator casa na final no quarto jogo, os OKC ainda estiveram a perder por 0-2, 2-4, 4-7 e 8-9, nuns primeiros minutos de equilíbrio, mas rapidamente ganharam 10 pontos de avanço (22-12), o mesmo que se verificava no final do primeiro período (32-22).

Com Wiggins e Wallace a virem do banco com pontaria afinada, o segundo período continuou a ser dominado pelos anfitriões, que aumentaram a vantagem até aos 18 pontos (56-38) e acabaram a primeira metade com 14 à maior (59-45).

Os OKC mantiveram-se bem por cima ao longo do terceiro período, mas os Pacers nunca se foram a baixo e conseguiram mesmo colocar o jogo a cinco pontos (81-76), muito pela ação de T.J. McConnell, que parecia incapaz de falhar (12 pontos no terceiro período).

A formação da casa ainda começou o quarto período com mais oito pontos (87-79), mas os Pacers entraram determinados para os 12 minutos final e, com um parcial de 14-8, colocaram-se a apenas dois pontos (95-93), a 8.31 minutos do fim.

O público inquietou-se, mas os OKC responderam da melhor forma, conseguindo um expressivo 18-4, que colocou o resultado em, 113-97, com 5.02 minutos para jogador, e acabou, em definitivo, com as dúvidas quanto ao vencedor.

O sexto encontro da final dos play-offs está marcado para quinta-feira, em Indianápolis, onde os OKC se sagram campeões em caso de vitória. Se os Pacers ganharem, então a final decide-se no domingo, na negra, em Olahoma City.