Denver Nuggets 117-119 Memphis Grizzlies
O sérvio somou 26 pontos, 13 assistências e 16 ressaltos, e o seu 34.º triplo-duplo garantiu que terminará a fase regular como o terceiro jogador com uma média de triplo-duplo numa época inteira.
A vitória por 15 pontos foi a segunda consecutiva do treinador interino David Adelman, que assumiu o cargo quando Michael Malone foi despedido na terça-feira, numa jogada surpresa. Malone, que levou Denver ao título de campeão da NBA em 2023, foi demitido após uma série de quatro derrotas consecutivas.
O triunfo significa que os Nuggets melhoraram para 49-32 na época e têm uma hipótese real de conquistar o quarto lugar e a vantagem de jogar em casa nos play-offs.
Aaron Gordon foi o melhor marcador do Denver, com 33 pontos, enquanto Jamal Murray, que regressou de uma ausência de seis jogos por lesão, desempenhou um papel fundamental na reta final e terminou com 15 pontos e sete assistências.
O jogo estava empatado a 108 pontos a 3:30 minutos do fim, mas Murray e Jokic levaram os Nuggets à vitória.
Adelman prestou homenagem a Murray pelo esforço físico que fez depois de uma longa ausência devido a uma lesão no tornozelo.
"Dá para ver que ele estava exausto. Há muito tempo que não jogava... mas quanto mais difícil é, quanto mais cansado fica, melhor joga. Ver aqueles rapazes a jogar a dois no final, sei que compraria um bilhete para ver aquilo", disse.
Questionado sobre a última exibição de Jokic e seu lugar no livro dos recordes, Adelman disse: "Se ele não ganhar o prémio de MVP, então será a melhor época de sempre a não ganhar o prémio de MVP".
A derrota deixa Memphis com um registo de 47-34. A equipa enfrenta o Dallas na última ronda de jogos, no domingo.
Los Angeles Lakers 140-109 Houston Rockets
Os Los Angeles Lakers conquistaram a terceira posição na Conferência Oeste ao derrotarem por 140-109 os Houston Rockets, que já tinham garantido a segunda posição na Conferência Oeste.
Luka Doncic, que marcou 45 pontos no seu regresso emotivo a Dallas na quarta-feira, teve outra grande exibição ofensiva com 39 pontos numa vitória confortável para os Lakers, que estão no caminho certo para enfrentar os Golden State Warriors na primeira ronda dos play-offs.
Os Oklahoma City Thunder, que garantiram a primeira posição, venceram de forma convincente os Utah Jazz por 145-111, com Aaron Wiggins a marcar 35 pontos e Isaiah Joe a somar 32.
Os Thunder não contaram com o melhor marcador, Shai Gilgeous-Alexander, que falhou o segundo jogo consecutivo devido a uma lesão na canela.
No Este, os Cleveland Cavaliers, que já garantiram a primeira posição, venceram os New York Knicks, terceiros classificados, por 108-102.
Darius Garland marcou 26 pontos para o Cleveland, metade deles no quarto período, enquanto os Cavs recuperavam de uma desvantagem de 23 pontos.
Os Knicks garantiram a terceira posição quando os Indiana Pacers, que não contaram com todos os seus titulares, perderam por 129-115 para os Orlando Magic.
Os Boston Celtics, o segundos na Conferência Este, conquistaram a 60.ª vitória da temporada ao bater os Charlotte Hornets por 130-94. Neemias Queta contou com 12 minutos de jogo em que somou sete pontos (um lançamento falhado), um ressalto e uma assistência, a que juntou ainda três desarmes de lançamentos.
Desde 2009 que os Celtics não conseguiam duas épocas consecutivas a ultrapassarem a marca dos 60 triunfos na fase regular.
Os New Orleans Pelicans sofreram a maior derrota da história da equipa na época regular, ao serem esmagados pelo Miami Heat por 153-104.
Bam Adebayo só esteve na quadra por 22 minutos, mas mesmo assim marcou 23 pontos e apanhou 12 ressaltos, enquanto a equipa de Miami, que chegou a liderar por 52 pontos. No entanto, a vitória não melhorou em nada a posição do Miami nos playoffs. Com outros resultados contra eles, os Heat estão em 10.ºlugar e vão jogar contra os Chicago Bulls no play-in de quarta-feira.