Mais

NBA: Knicks confiam o banco a Mike Brown para a corrida ao título

Mike Brown, novo treinador dos Knicks
Mike Brown, novo treinador dos KnicksČTK / AP / Eric Gay
Os New York Knicks anunciaram a contratação de Mike Brown como novo treinador, numa época em que a equipa surge entre os principais candidatos ao título da NBA.

A imprensa norte-americana noticiou na semana passada que o experiente Mike Brown tinha sido escolhido para substituir Tom Thibodeau, despedido após a eliminação dos Knicks nas finais da Conferência Este, frente aos Indiana Pacers.

Os Knicks demoraram quase um mês a tomar uma decisão, depois de verem recusados os seus pedidos de negociação com treinadores de outras equipas, como Ime Udoka (Houston Rockets) e Chris Finch (Minnesota Timberwolves).

Brown, de 55 anos, estava livre desde que foi inesperadamente despedido em dezembro pelos Sacramento Kings, equipa que tinha conduzido aos playoffs em 2023, após uma ausência de 16 anos.

"Após um exaustivo e extenso processo de busca, temos o prazer de anunciar Mike Brown como treinador principal dos New York Knicks. Mike treinou nos maiores palcos do nosso desporto e traz o seu pedigree de campeão para a nossa organização", declarou o presidente da franquia, Leon Rose, em comunicado.

O técnico norte-americano, duas vezes eleito Treinador do Ano da NBA (2009 e 2023), possui uma vasta experiência no comando técnico de equipas da liga.

Em 2007, conduziu os Cleveland Cavaliers do jovem LeBron James às finais da NBA, onde foram derrotados pelos San Antonio Spurs.

Como treinador adjunto, Mike Brown conquistou quatro títulos de campeão, um com os Spurs (2003) e três com os Golden State Warriors (2017, 2018 e 2022).

Em Nova Iorque, vai assumir um cargo ocupado durante cinco épocas por Tom Thibodeau.

Durante esse período, Thibodeau transformou os Knicks numa equipa competitiva, mas, apesar de contratações importantes como a de Karl-Anthony Towns, não conseguiu levá-los às finais, que a franquia nova-iorquina não alcança desde 1999.

Na próxima época, os New York Knicks estarão sob ainda mais pressão para dominar o Leste, já que os dois últimos finalistas da conferência, os Indiana Pacers e os Boston Celtics, parecem fora da corrida após lesões graves das suas estrelas, Tyrese Haliburton e Jayson Tatum.