New York Knicks 121-113 Boston Celtics
Brunson liderou uma sensacional segunda parte que levou os New York Knicks a ultrapassar uma desvantagem de 14 pontos no terceiro quarto, antes de conseguir uma vitória por 121-113, que dá aos Knicks uma vantagem de 3-1 na série à melhor de sete.
Uma derrota potencialmente fatal para Boston foi exacerbada por uma lesão grave de Jayson Tatum, que parecia perturbado ao ser carregado para fora do Madison Square Garden no quarto período.
Tatum, que tinha sido magnífico até então com uma exibição de 42 pontos, foi visto mais tarde a ser transportado para os balneários numa cadeira de rodas.
Enquanto os Celtics digeriam a derrota e o golpe brutal da lesão de Tatum, os Knicks ficaram a celebrar e a pensar num lugar nas finais da Conferência Este pela primeira vez desde a época de 1998/1999.
"Só encontrei uma maneira de fazer jogadas e nos fazer avançar", disse Brunson depois, sobre o renascimento no segundo tempo que deu origem à vitória dos Knicks.
"Eu estava apenas num fluxo e a fazer qualquer coisa. Não estava a tentar assumir o controlo. Era só o que temos de fazer", disse Brunson à ESPN.
"Não desistimos, continuámos a lutar. E isso é o mais importante. Sempre que se está num buraco, não se pode desistir".
Boston começou o jogo de onde parou na convincente vitória no jogo três no sábado, com Tatum e Payton Pritchard a encontrarem rapidamente o cesto com lançamentos de longa distância.
Tatum e Pritchard converteram triplos e os Boston Celtics fecharam o primeiro quarto com um parcial de 12-0, chegando a uma vantagem de 28-39.
Levaram essa vantagem de 11 pontos para o intervalo, com Tatum a terminar com 20 pontos e a ajudar os Celtics a vencerem por 51-62 ao intervalo.
Um triplo de Derrick White deu a Boston a maior vantagem da noite no início do quarto período, com o base a colocar os Celtics 14 pontos à frente, por 58-72. Depois voltou a marcar o seu sexto triplo da noite.
Mas quando parecia que o Boston estava a ameaçar afastar-se, os Knicks ligaram o interrutor em ambas as extremidades da quadra para dar início a uma recuperação dramática.
Brunson fez 18 pontos e os Knicks fizeram 37-23 para Boston no terceiro quarto, levando uma vantagem de 88-85 para o último período.
Brunson continuou a marcar pontos no quarto período e, quando OG Anunoby roubou a bola a Tatum no incidente que deixou a estrela dos Celtics a contorcer-se de dores antes de fazer um afundanço, os Knicks estavam a vencer por 118-106, a menos de dois minutos do fim.