Mais

NBA: Lakers conquistam vaga nos play-offs em dia emotivo para Doncic, Neemias na derrota dos Celtics

Luka Doncic teve um jogo e tanto no seu regresso a Dallas, numa grande vitória dos Los Angeles Lakers.
Luka Doncic teve um jogo e tanto no seu regresso a Dallas, numa grande vitória dos Los Angeles Lakers.SAM HODDE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Luka Doncic superou a emoção do seu regresso a Dallas com uma deslumbrante exibição de 45 pontos contra o seu antigo clube, com os Los Angeles Lakers a derrotarem os Mavericks por 97-112 e a garantirem o seu lugar nos playoffs da NBA.

Dallas Mavericks 97-112 Los Angeles Lakers

Doncic, que se juntou aos Lakers vindo de Dallas em fevereiro numa das negociações mais chocantes da história da NBA, foi recebido com entusiasmo pelos fãs dos Mavs lotados no American Airlines Center para prestar homenagem ao seu antigo herói.

Antes de Doncic ser apresentado ao público de 20.841 espectadores, muitos deles envergando t-shirts com as palavras "Obrigado por tudo", escritas em esloveno, a língua materna do jogador de 26 anos, foi projetado um vídeo antes do jogo.

Doncic chorou visivelmente ao ver a homenagem e pareceu perturbado ao ser consolado pelo companheiro de equipa dos Lakers, LeBron James, momentos antes do início do jogo.

Mas, depois da emotiva cerimónia pré-jogo, Doncic entrou rapidamente em modo de jogo, dando aos adeptos dos Mavericks uma dolorosa recordação do talento geracional que o clube trocou.

Doncic marcou 14 pontos só no primeiro quarto, e acrescentou mais 17 no segundo período para ajudar os Lakers a chegar ao intervalo com uma vantagem de 57-60.

O ritmo de Doncic abrandou na segunda parte, deixando LeBron James produzir uma explosão no quarto período para fechar a vitória.

Mas ainda houve tempo para Doncic terminar o jogo em grande estilo, marcando um triplo imperial para empurrar os Lakers para uma vantagem de 94-108, pouco antes de sair do jogo para uma ovação de pé.

Os aplausos rapidamente se transformaram em cânticos de "Fire Nico" - uma referência ao diretor-geral do Dallas, Nico Harrison, que os Mavs criticaram duramente por ter engendrado a troca que enviou Doncic para Los Angeles em troca de Anthony Davis.

Mais tarde, Doncic admitiu que teve dificuldade em manter a compostura durante a cerimónia pré-jogo.

"Não sei como o fiz, porque quando estava a ver o vídeo pensei: 'Não vou jogar este jogo de maneira nenhuma'", disse à ESPN

"Foram tantas emoções que nem consigo explicar. Os meus olhos encheram-se de lágrimas. Cheguei aqui como um miúdo, com 18 anos, e eles fizeram-me sentir como se fosse a minha casa. São muitas recordações fantásticas. Adoro estes adeptos, adoro esta cidade, mas está na altura de seguir em frente".

A vitória significa que os Lakers, que melhoraram para 49-31, podem garantir a terceira posição na Conferência Oeste se vencerem um dos dois últimos jogos da temporada regular.

Os 45 pontos de Doncic incluíram sete triplos em 16 de 28 lançamentos, enquanto James terminou com 27 pontos, sete ressaltos e três assistências.

Orlando Magic 96-76 Boston Celtics

Em Orlando, uma exibição positiva de Neemias Queta, abrilhantada com um afundanço que já está a tornar-se viral, não foi suficiente para evitar a segunda derrota consecutiva do conjunto de Boston, desta vez na visita ao pavilhão dos Magic.

O poste português alinhou durante 25 minutos e registou 11 pontos, sete ressaltos, dois desarmes e duas assistências, num jogo em que o treinador Joe Mazzula descansou algumas das principais figuras da equipa.

No conjunto de Orlando, o grande destaque foi o alemão Wagner, que somou 23 pontos, oito ressaltos e duas assistências em 25 minutos.

Outros resultados:

Washington Wizards 103-122 Philadelphia 76ers

Toronto Raptors 126-96 Charlotte Hornets

Chicago Bulls 119-111 Miami Heat

Utah Jazz 133-126 a.p Portland Trail Blazers

Golden State Warriors 111-114 San Antonio Spurs

Phoenix Suns 112-125 Oklahoma City Thunder

Sacramento Kings 116-124 Denver Nuggets

Los Angeles Clippers 134-117 Houston Rockets