Mais

NBA: Lakers e Clippers retomam esta segunda-feira jogos adiados pelos incêndios na Califórnia

Os Los Angeles Lakers regressam ao campo na segunda-feira
Os Los Angeles Lakers regressam ao campo na segunda-feiraSAM HODDE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Os Los Angeles Lakers e os Clippers vão regressar à ação da NBA na segunda-feira, enquanto os bombeiros continuam a combater os incêndios que mataram pelo menos 16 pessoas e deixaram milhares de desalojados.

A NBA tinha adiado o jogo dos Lakers contra os Charlotte Hornets, na quinta-feira, e os duelos de de Lakers e Clippers de sábado, dizendo que não queria desviar recursos da resposta aos incêndios florestais.

No entanto, ambas as equipas devem realizar jogos esta segunda-feira, os Lakers contra os San Antonio Spurs e os Clippers contra os Miami Heat.

Os Lakers anunciaram que iriam lançar uma campanha de donativos nos próximos jogos na Crypto.com Arena "a partir de segunda-feira", incentivando os adeptos a trazerem alimentos e artigos não alimentares para serem distribuídos pelas pessoas afetadas pelos incêndios.

Com mais de 100.000 pessoas ainda sob ordens de evacuação, o treinador Tyronn Lue foi questionado no treino dos Clippers se achava que disputar os jogos de segunda-feira era a decisão correta.

"Penso que a NBA tem uma boa noção do que se está a passar e do que tem de fazer. Por isso, tomaram a decisãoEles sabem que estamos a passar por um momento difícil no estado da Califórnia e compreendem issoEsperamos poder trazer algum tipo de alegria, tentar colocar alguns sorrisos na cara das pessoas em tempos difíceis", apontou.

O treinador dos Lakers, JJ Redick, cuja casa foi uma das destruídas no incêndio de Palisades, disse praticamente a mesma coisa esta semana, mesmo quando descreveu a "devastação total" no seu bairro.

Ambas as equipas continuaram a realizar sessões de treino, apesar de jogadores, treinadores e outros funcionários terem sido afectados. No domingo, as autoridades alertaram para o facto de o recomeço dos ventos fortes, previsto para terça-feira, poder conduzir a um "comportamento extremo do fogo e a condições potencialmente mortais".

As operações de busca e salvamento nos bairros devastados pelo fogo tinham acabado de começar e as autoridades estavam a trabalhar para combater as pilhagens.

"É muito difícil. As pessoas estão a perder as suas casas, escolas e vidas. É muito difícil concentrarmo-nos no basquetebol porque a vida é maior do que o basquetebol", finalizou Tyronn Lue.