Mais

NBA: Lakers vão ser vendidos por astronómicos dez mil milhões de dólares

Os tempos dourados podem estar a chegar para Luka Doncic, Lebron James e os LA Lakers
Os tempos dourados podem estar a chegar para Luka Doncic, Lebron James e os LA LakersČTK / AP / LM Otero
Mark Walter é muito poupado nas suas declarações públicas. O homem de Cedar Rapids, no estado norte-americano do Iowa, por outro lado, parece deitar dinheiro fora mais ou menos livremente. Há 13 anos, ele e os seus sócios adquiriram o lendário clube de basebol Los Angeles Dodgers por uns então incríveis 2,15 mil milhões de dólares. Agora, o homem de 65 anos vai comprar o emblemático clube de basquetebol Los Angeles Lakers com LeBron James e Luka Doncic por uns impressionantes dez mil milhões de dólares.

"Estou muito feliz e entusiasmado por todos os fãs dos Lakers em todo o mundo", escreveu o ícone do clube Magic Johnson no X. O jogador, que ganhou cinco títulos da NBA com a camisola roxa e amarela, também elogiou a chefe do clube, Jeanie Buss: "A minha irmã fez um excelente trabalho ao conseguir este negócio impressionante".

Nunca se pagou tanto dinheiro por um franchise no desporto norte-americano ou em qualquer outro clube do mundo. Demasiado dinheiro? Não, se Walter conseguir o que quer. "Não estou a tentar poupar um dólar", disse depois de assumir o comando dos Dodgers. "Prefiro dizer que temos uma grande equipa e talvez gastemos um pouco demais".

Tempos de Golden Lakers?

O sucesso deu razão a Walter: os Dodgers, financeiramente bem dotados, ganharam o título em 2020 e 2024 e estão atualmente avaliados em 6,3 mil milhões de dólares. Em 2023, deram à megaestrela japonesa Shohei Ohtani um contrato de dez anos no valor de 700 milhões de dólares. No ano passado, o clube pagou uma multa de 103 milhões de dólares, porque estava acima do limite salarial da liga, que é de 237 milhões de dólares.

Agora que Walter vai provavelmente preferir gastar alguns dólares a mais para os Lakers, os tempos dourados podem estar a chegar para os 17 vezes campeões. James deverá ganhar cerca de 52,6 milhões de dólares na nova época e Doncic 46 milhões. É claro que são urgentemente necessários mais jogadores de topo. Ultrapassar o limite salarial de 154,6 milhões será inevitável.

Os clubes desportivos mais valiosos

O clube de basquetebol, anteriormente avaliado em 8,07 milhões de dólares, ocupa assim o segundo lugar, atrás dos Dallas Cowboys da NFL, como o clube mais valioso do mundo.

Uma visão geral

1.º Dallas Cowboys (futebol americano): 10,32 mil milhões de dólares - proprietário: Jerry Jones

2. Golden State Warriors (basquetebol): 9,14 mil milhões de dólares - proprietário: Joe Lacob

3. New York Knicks (basquetebol): 8,30 mil milhões de dólares - proprietário: Madison Square Garden Sports (James Dolan)

4. Los Angeles Lakers (basquetebol): Avaliação antes da venda: 8,07 mil milhões de dólares - Proprietário até à data: família Buss

5. New York Yankees (basebol): 7,93 mil milhões de dólares - proprietário: família Steinbrenner

6. Los Angeles Rams (futebol americano): 7,79 mil milhões de dólares - proprietário: Enos Stanley "Stan" Kroenke

7. New York Giants (futebol americano): 7,65 mil milhões de dólares - Proprietários: John Mara, Steven Tisch

8º New England Patriots (futebol americano): 7,31 mil milhões de dólares - proprietário: Robert Kraft

9º San Francisco 49ers (futebol americano): 6,86 mil milhões de dólares - proprietário: família York

10º New York Jets (futebol americano): 6,8 mil milhões de dólares - Proprietários: Woody Johnson e Christopher Johnson

...

17º Manchester United (futebol): 6,2 mil milhões de dólares - Propriedade da família Glazer e de Jim Ratcliffe

18º Real Madrid (futebol): 6,06 mil milhões de dólares - Propriedade dos sócios do clube

...

46º Bayern de Munique (futebol): 4,8 mil milhões de dólares - Propriedade dos sócios do clube