Mais

NBA: LeBron James celebra o seu 40.º aniversário com o futuro incerto

LeBron James prestes a completar 40 anos
LeBron James prestes a completar 40 anosThearon W. Henderson / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
O "Rei" LeBron James celebra o seu 40.º aniversário na segunda-feira, um símbolo da longevidade única da estrela dos Los Angeles Lakers, que continua a explorar múltiplos horizontes, numa altura em que a sua carreira parece não ter fim à vista.

Uma reforma não planeada

Tendo iniciado a sua 22.ª época na NBA em outubro, a palavra "reforma" ainda não faz parte do vocabulário de LeBron James. Em julho, assinou um novo contrato de dois anos com os Lakers, no valor aproximado de 100 milhões de dólares (96 milhões de euros), sendo a segunda época (52 milhões de dólares) da sua livre vontade.

E os Lakers, onde joga desde 2018, estão, naturalmente, a fazer tudo o que podem para mimar a sua estrela. Este verão, selecionaram no draft o seu filho, Bronny James, um jovem cujo futuro a nível de elite ainda é incerto, abrindo a possibilidade de formar a primeira dupla pai-filho a partilhar o mesmo campo na NBA.

Após duas temporadas inconsistentes, a franquia 17 vezes campeã demitiu o técnico Darvin Ham em junho para contratar JJ Redick, um ex-jogador sem experiência anterior como treinador, mas amigo íntimo de LeBron James, com quem foi apresentador de um podcast.

LeBron só mencionou a possibilidade de se reformar no verão de 2023, na sequência do acidente cardíaco sofrido pelo seu filho Bronny. "Nessa altura, estava exausto, mentalmente já não estava lá", confessou.

Novos recordes à vista

O "Rei" deixou uma marca indelével na história da NBA ao ultrapassar Kareem Abdul-Jabbar em fevereiro de 2023 para se tornar o melhor marcador de sempre, antes de atingir a marca simbólica dos 40 mil pontos em março deste ano. O contador continua a contar (em 27 de dezembro, tem 41.131 pontos), com a intenção de levar este recorde a níveis inatingíveis.

À entrada para a sua 22.ª época, igualou o recorde de Vince Carter e ultrapassá-lo-á se decidir prolongar a sua carreira. A sua longevidade permite-lhe também disputar o recorde de mais jogos disputados. Atualmente, ocupa o quinto lugar (1.520), não muito longe do recorde de Robert Parish (1.611), que poderá ultrapassar se prolongar a carreira por mais uma época.

Quarto melhor passador da história (11.261), James, que tem uma média de nove assistências nesta temporada, terá dificuldades para chegar ao pódio, já que Jason Kidd está em terceiro lugar com 12.091 assistências, muito longe do recorde inatingível de John Stockton (15.806).

Embora detenha o recorde de pontos, LeBron ainda não detém o recorde de cestos marcados, um recorde que parece alcançável: marcou 15.088, atrás de Kareem Abdul-Jabbar (15.837).

Ainda um candidato ao título?

Tetracampeão, LeBron James não ganha outro anel desde 2020, quando foi coroado na bolha da NBA em Orlando durante a pandemia de Covid.

Desde então, os Lakers têm sido uma desilusão na época regular (7.º, 11.º, 7.º e 7.º), chegando às finais da Conferência Oeste em 2023, mas sendo eliminados na primeira ronda dos play-offs na primavera passada.

Esta época, depois de um bom início, voltaram ao seu nível habitual, sofrendo algumas derrotas humilhantes, tanto em termos de jogo como de atitude. "Estou envergonhado", disse Redick depois de uma derrota por 134-93 em Miami no início de dezembro.

De acordo com o jornal desportivo The Athletic, "os Lakers precisam de uma ou duas trocas para terem uma hipótese de conquistar um título esta época".

Apesar de continuar a ser essencial, com uma média de 23,5 pontos, o rácio de LeBron (evolução da pontuação quando está em campo) é, no entanto, largamente negativo esta época.

A sua dupla de estrelas com Anthony Davis carece de apoio e é criticada por um envolvimento defensivo intermitente.

A ambição de Las Vegas

Após a carreira, LeBron James não escondeu o seu desejo de se tornar proprietário de uma franquia da NBA, especialmente em Las Vegas, que está nos planos para obter uma equipa no caso de uma expansão que poderá ocorrer após a assinatura de um novo acordo de direitos de transmissão televisiva.

LeBron tinha falado à ESPN sobre este projeto como o seu "objetivo final".

Sócio do fundo Fenway Sports Group, que detém o Liverpool, James já detém participações nesse clube, nos Boston Red Sox (basebol) e nos Pittsburgh Penguins (hóquei).

A Forbes estima que LeBron James é o primeiro jogador de basquetebol a tornar-se bilionário (1,2 mil milhões de dólares) durante a sua carreira.