LeBron James afirmou na segunda-feira que ainda não decidiu quando se retirar do basquetebol, antes de se tornar o primeiro jogador na história da NBA a disputar uma 23.ª temporada na Liga.
A estrela dos Los Angeles Lakers disse aos jornalistas, durante o media day, que está "entusiasmado" com a possibilidade de mais uma temporada ao lado de Luka Doncic e com um plantel reforçado. James vai completar 41 anos em dezembro e pretende aproveitar cada minuto da reta final de uma carreira brilhante que atravessou três décadas diferentes.
No entanto, o quatro vezes campeão da NBA e maior marcador de pontos da história afirma que não faz ideia de quando se vai retirar.
"Estou entusiasmado com o dia de hoje, estou animado com a oportunidade de poder jogar o desporto que amo por mais uma temporada. Seja qual for o caminho que esta jornada me reservar este ano, estou totalmente empenhado porque não sei quando será o fim. Está mais próximo do que longe. Sou muito grato por poder estar aqui mais uma vez, fazer outro media day e conversar com vocês", disse James aos jornalistas.
James, que teve uma média de 24,4 pontos por jogo na última temporada, afirmou que a paixão pelo basquetebol – e a vontade de continuar a evoluir – permanecem intactas.
"O que ainda me motiva é o facto de o meu amor pelo jogo continuar forte e o gosto pelo processo é ainda maior. É simples: treinar, cuidar do meu corpo e tentar deixá-lo o mais próximo possível dos 100% todos os anos, isso é algo maravilhoso para mim... A temporada da NBA é uma verdadeira montanha-russa. Mas independentemente dos altos, baixos ou momentos difíceis, continuo a adorar esse processo", continuou.
"Pessoalmente, adoro jogar, adoro competir ao mais alto nível. A idade é apenas um número. Poucos jogadores com a minha idade, especialmente chegando à 23.ª temporada, conseguem atuar nesse nível. Tento não dar isso como garantido", vincou.
Na temporada passada, os Lakers surpreenderam a NBA ao contratar Luka Doncic numa troca impressionante com o Dallas Mavericks. James afirmou que a possibilidade de jogar com a estrela eslovena após uma pré-temporada completa – em vez de aprender tudo em andamento como no ano passado – é mais um fator motivador para a sua 23.ª temporada.
"A motivação de jogar ao lado dele todas as noites é enorme. Isso vai preparar o meu corpo para cada noite em que entrar em campo e tentar ser o melhor jogador possível para ele. Vamos impulsionar um ao outro", garantiu.
Além de uma pré-temporada completa com Doncic, James também está ansioso para começar a nova temporada com um plantel reforçado pela chegada do experiente base Marcus Smart e do poste Deandre Ayton.
"Estou entusiasmado para começar a trabalhar e curioso para ver o que podemos alcançar," afirmou James.
Por sua vez, Doncic disse na segunda-feira que espera que uma pré-temporada completa com James e o grupo dos Lakers seja o suficiente tornar a equipa 17 vezes campeã da NBA mais consistente e temida.
"Quando se chega a uma nova equipa a meio da temporada, é complicado encaixar tudo. Mas a pré-temporada vai ajudar muito na liderança, na integração com os colegas. Estou muito entusiasmado – acredito que podemos conquistar grandes feitos", disse Doncic.