Mais

NBA: LeBron James precisa de tempo para decidir o seu futuro após a saída dos play-offs

LeBron James, do Los Angeles Lakers, comemora um triplo contra os Minnesota Timberwolves
LeBron James, do Los Angeles Lakers, comemora um triplo contra os Minnesota TimberwolvesDavid Berding / Getty Images via AFP

A superestrela da NBA, LeBron James, diz que vai precisar de tempo para decidir se regressa para uma 23.ª temporada, depois de os Los Angeles Lakers terem sido eliminados da primeira ronda dos play-offs pelos Minnesota Timberwolves, na quarta-feira.

"Não sei", disse James quando lhe perguntaram quantos anos mais iria jogar: "Não tenho a resposta para isso. (É algo que me sento com a minha família, a minha mulher e o meu grupo de apoio, e falo sobre isso, vejo o que acontece e tenho uma conversa comigo mesmo sobre quanto tempo quero continuar a jogar."

James, que completou 40 anos a 30 de dezembro, teve uma média de 24,4 pontos, 7,8 ressaltos e 8,2 assistências por jogo numa época em que se registou um novo conjunto de marcos, mas não um quinto título a juntar aos dois que ganhou com Miami em 2012 e 2013, ao que ganhou com a equipa da sua cidade natal, Cleveland, em 2016, e à coroa de 2020 com os Lakers.

James, que já é o melhor marcador de sempre da NBA, tornou-se em março o primeiro jogador a acumular 50 000 pontos na carreira. Juntou-se ao ícone Michael Jordan como os únicos jogadores a marcar 40 pontos aos 40 anos, quando marcou 42 na vitória dos Lakers sobre o Golden State em fevereiro.

No final do mês, ele e os Lakers foram energizados pela adição de Luka Doncic, a estrela eslovena que levou o Dallas Mavericks às finais da temporada passada.

Mas James disse que a primeira conquista mais importante que alcançou nesta temporada foi jogar ao lado do filho Bronny como a primeira dupla de pai e filho a jogar juntos num jogo da temporada regular da NBA.

Era um momento que James há muito esperava e que se tornou possível quando os Lakers contrataram Bronny James no ano passado.

"O número um, com certeza", disse ele sobre jogar com o filho: "Não há nem perto disso. Poder jogar o jogo que adoro e poder estar ao lado do meu filho, este ano inteiro foi uma das viagens mais gratificantes e satisfatórias que já fiz."

Bronny James jogou grande parte da época na G-League, mas James disse que vê-lo crescer desde a Summer League, passando pela pré-época e pela competição na prova de desenvolvimento e nas suas breves passagens pelos Lakers o deixou "super orgulhoso".

James também elogiou o crescimento do treinador de primeiro ano, JJ Redick, observando que os treinadores novatos na NBA enfrentam um caminho difícil, mas que era "muito mais difícil ser um treinador novato a treinar os Lakers".

"Achei que ele lidou muito bem com a situação", disse James.

Quando Doncic chegou, em fevereiro, James disse que estava entusiasmado com a chegada de um "talento geracional", mas que, ao olhar para trás, não tinha a certeza de que houvesse tempo suficiente para "se entrosarem".

"No final das contas, ter um jogador como este é muito dinâmico para qualquer franquia", disse James, mas ele não estava pronto para falar sobre como o Lakers pode melhorar em torno de Doncic e, talvez, de si mesmo: "É um negócio, por isso não se sabe como será o plantel no próximo ano... Não sei em que pé estou agora".

Reveja aqui as principais incidências da partida