Mais

NBA: Los Angeles Lakers confirmam venda recorde de participação maioritária a Mark Walter

O logótipo dos Los Angeles Lakers a meio do campo na Crypto.com Arena
O logótipo dos Los Angeles Lakers a meio do campo na Crypto.com ArenaKirby Lee-Imagn Images
A família Buss concordou em vender uma participação maioritária nos Los Angeles Lakers ao CEO da TWG Global, Mark Walter, confirmaram as duas partes esta quarta-feira, acrescentando que Jeanie Buss continuará a ser a diretora do famoso franchise da NBA.

As condições financeiras do acordo não foram divulgadas, mas quando a notícia foi noticiada pela primeira vez, na semana passada, dizia-se que o acordo avaliava os Lakers, 17 vezes campeões da NBA, em 10 mil milhões de dólares, tornando-se a maior venda de sempre de uma equipa desportiva profissional.

Walter, que tem participações em várias equipes desportivas profissionais, incluindo os Los Angeles Dodgers, da MLB, e dos Los Angeles Sparks, da WNBA, é proprietário minoritário dos Lakers desde 2021.

"Desde o dia em que nosso pai comprou os Lakers, estamos determinados a entregar o que a cidade de Los Angeles merece e exige: uma equipa que está comprometida em vencer - implacavelmente - e em fazê-lo com paixão e estilo", disse Buss num comunicado à imprensa.

"Conheci Mark muito bem ao longo do tempo e fiquei encantado por saber que ele partilha os mesmos valores", acrescentou.

Espera-se que a venda seja concluída no terceiro ou quarto trimestre de 2025, sujeita às condições habituais de fecho, incluindo a obtenção da aprovação da NBA, disseram as duas partes.

O falecido Jerry Buss comprou os Lakers em 1979 e transformou a equipa numa das mais populares franquias desportivas do mundo, ganhando cinco campeonatos durante a sua agora icónica era "Showtime" na década de 1980.

Ao longo dos anos, a equipa dos Lakers contou com talentos mundialmente famosos como Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar, Kobe Bryant, Shaquille O'Neal e LeBron James.

Jeanie Buss, que assumiu o cargo de proprietária principal após a morte do pai, Jerry, em 2013, e tornou-se uma das mulheres mais poderosas do desporto, supervisionará todas as operações da equipa no dia a dia durante os próximos tempos.

"Desde que o Dr. Jerry Buss adquiriu a equipa em 1979, esta estabeleceu verdadeiramente o padrão para o basquetebol uma era após outra, razão pela qual é possível encontrar pessoas em qualquer parte do mundo com camisolas dos Lakers", afirmou Walter.

"Admiro o que ele, Jeanie e a família Buss construíram e sei o quanto esta organização especial é importante para os californianos do sul e para os adeptos do desporto em todo o mundo. Tenho também um enorme respeito pelo empenho contínuo de Jeanie em manter a visão a longo prazo dos Lakers e o seu estatuto de elite, e estou entusiasmado por trabalhar com ela na próxima era", acrescentou.