A época regular da NBA está a entrar na reta final. E a situação é lisonjeira para os Memphis Grizzlies, quarto lugar na formidável Conferência Oeste. Com 44 vitórias e 29 derrotas, a vantagem de jogar em casa na primeira ronda dos play-offs continua a ser uma possibilidade real.
Mas os Grizzlies perderam quatro dos seus últimos seis jogos e isso foi claramente suficiente para pressionar o botão vermelho, uma vez que a imprensa americana acaba de anunciar o despedimento de Taylor Jenkins.
Tendo chegado ao banco de Memphis em 2019, o antigo adjunto de Mike Budenholzer ganhou apenas uma série de playoffs em cinco anos. Mas teve de lidar com uma série de lesões, incluindo a recorrente de Ja Morant. Para além dos problemas extra-desportivos, o base líder dos Grizzlies disputou apenas 49 jogos nas duas últimas épocas.
A saída de Jenkins é decisão surpreendente, tendo em conta que faltam apenas nove jogos da época regular. Os play-offs estão a aproximar-se. Não sabemos quem vai sentar-se no banco de Memphis, mas é um movimento estranho numa altura em que a estabilidade é a mãe da segurança. A menos que seja o prelúdio de uma grande limpeza este verão, em caso de novo fracasso nos play-offs...