Mais

NBA: Miami Heat vencem Boston Celtics com Neemias Queta

Tyler Herro foi destaque nos Miami Heat
Tyler Herro foi destaque nos Miami HeatSCOTT TAETSCH / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Os Miami Heat acabaram com a série de nove vitórias consecutivas do Boston Celtics na NBA, que deixou o atual campeão ainda mais atrás do líder da Conferência Este , Cleveland, que recuperou para vencer o New York na quarta-feira.

Boston Celtics 103-124 Miami Heat

Tyler Herro marcou 25 pontos e liderou sete jogadores a marcarem dois dígitos para os Heat, que lutaram contra uma onda tardia dos Celtics para alcançar a sexta vitória consecutiva.

O Boston acertou apenas 37,2 por cento dos seus lançamentos na primeira parte, perante a forte defesa dos Heat, e Miami aumentou a vantagem para 22 pontos no início do terceiro período.

Os Celtics, liderados por 24 pontos de Jaylen Brown, reduziram a desvantagem para três pontos, mas o Miami aumentou a vantagem para 10 pontos no início do quarto período. Depois de os Celtics terem chegado aos quatro pontos no início do último período, os Heat voltaram a afastar-se sem descanso. Neemias Queta teve direito a mais de 18 minutos em campo e teve uma boa contribuição saído do banco, com sete pontos e sete ressaltos (dois ofensivos), a que juntou ainda um desarme de lançamento.

A vitória solidificou a posição do Miami no play-in da Conferência Este, enquanto o Celtics ficou cinco jogos atrás dos Cavaliers no topo da conferência, faltando seis jogos para o final da temporada regular.

Cleveland Cavaliers 124-105 New York Knicks

Donovan Mitchell marcou 27 pontos e Jarrett Allen somou 21, com um impressionante aproveitamento de 10 de 11 pontos para os Cavs, que recuperaram de uma desvantagem inicial de 15 pontos para vencer os Knicks em Cleveland.

Os Knicks, em terceiro lugar no Este, voltaram a não contar com Jalen Brunson, o melhor marcador, que perdeu o seu 14.º jogo com uma entorse no tornozelo. Mesmo sem ele, os Knicks vinham de uma série de três vitórias consecutivas, mas depois de estarem a liderar por 15 pontos até ao intervalo, com uma vantagem de 60-53, os nova-iorquinos ficaram sem gás.

OG Anunoby, de Nova Iorque, fez cinco de seis triplos, marcando 19 pontos no primeiro tempo, mas marcou apenas quatro no segundo tempo.

Karl-Anthony Towns liderou os Knicks com 25 pontos e 13 ressaltos, mas, depois de fechar a primeira parte com uma sequência de 10-2, os Cavaliers marcaram mais do que os Knicks 38-25 no terceiro período e assumiram o controlo.

"Não demos o nosso melhor no início", disse Mitchell: "Saímos meio desleixados... No restante do jogo, nos últimos três quartos, fizemos o que deveríamos fazer.". Mitchell acrescentou seis ressaltos, cinco assistências e três dos cinco desarmes de lançamentos do Cleveland.

Os Knicks mantiveram três jogos de vantagem sobre o quarto classificado, os Indiana Pacers, que beneficiou dos 22 pontos e 10 assistências de Tyrese Haliburton na vitória por 110-105 sobre os Charlotte Hornets.

Na Conferência Oeste, o Oklahoma City Thunder aumentou a sua série de vitórias para 11 jogos ao vencer em casa o Detroit Pistons por 119-103.

O candidato a Jogador Mais Valioso, Shai Gilgeous-Alexander, marcou 33 pontos, Jalen Williams acrescentou 23 e Chet Holmgren fez 22 pontos e 11 ressaltos para os Thunder, que têm garantida a primeira posição no Oeste.

Atrás deles, os Houston Rockets conquistaram um lugar nos play-offs em grande estilo, vencendo os Utah Jazz, os piores da liga, por 143-105.

Os Rockets têm três jogos de vantagem sobre os Los Angeles Lakers e os Denver Nuggets - que perderam por 113-106 para os San Antonio Spurs, uma vez que o treinador dos Denver, Mike Malone, fez descansar todos os seus cinco titulares, um dia depois da derrota por duplo prolongamento contra os Minnesota Timberwolves.

Entre os ausentes, conta-se o atual MVP Nikola Jokic, que marcou 61 pontos e jogou 53 minutos na derrota de terça-feira, mas que tem sofrido lesões no cotovelo e no tornozelo.

Em Dallas, Anthony Davis levou uma cotovelada no olho no início da partida, mas voltou a marcar o golo da vitória a 3,4 segundos do fim, na vitória dos Mavericks sobre os Hawks por 120-118.

Davis, que sofreu um corte no olho direito quando o colega de equipa Daniel Gafford lhe deu uma cotovelada acidental, marcou um máximo de 34 pontos e 15 ressaltos e os Mavs obtiveram uma vitória muito necessária na luta por um lugar no torneio de play-in.

Os seis primeiros classificados de cada conferência qualificam-se automaticamente para os play-offs, enquanto as equipas classificadas do sétimo ao 10.ºlugar disputam as duas últimas vagas no torneio de play-in.