Mais

NBA: Milwaukee Bucks vencem a Taça na final frente a Oklahoma City (97-81)

Milwaukee Bucks celebram o título
Milwaukee Bucks celebram o títuloETHAN MILLER/Getty Images via AFP
Os Milwaukee Bucks conquistaram a segunda edição da Taça da NBA ao vencerem os Oklahoma City Thunder por 97-81 na final disputada esta noite em Las Vegas.

Milwaukee Bucks 97-Oklahoma City Thunder

Eleito o melhor jogador do torneio, Giannis Antetokounmpo teve uma atuação de MVP, com um triplo-duplo de 26 pontos, 19 ressaltos e 10 assistências, para além de três blocos e dois roubos de bola.

Invictos há sete jogos nesta competição, criada no ano passado para tornar a época regular mais atrativa, os Bucks estavam a perder frente aos Thunder na primeira parte (51-50), antes de recuperarem para vencer o terceiro período por 26-14.

"Esta é a nossa identidade", comentou Antetokounmpo sobre a reação dos Bucks, que limitaram o ataque dos Thunder a apenas 31 pontos na segunda parte.

"Estou muito orgulhoso deste grupo. Depois do intervalo, sabíamos que tínhamos 24 minutos para jogar, entramos no terceiro quarto e demos o tom", acrescentou o "Greek Freak".

Shai Gilgeous-Alexander foi o melhor marcador dos Thunder, com 21 pontos, mas esteve desastrado (8 em 24 tentativas), tal como a sua equipa, demasiado imprecisa, com apenas cinco triplos bem sucedidos em 32 tentados, contra 17 de Milwaukee (em 40).

OKC não desiludiu defensivamente, mas os Bucks também puderam contar com Damian Lillard e os seus 23 pontos (incluindo 5 lances livres). Os Bucks foram a única equipa das meias-finais da edição de 2023 a chegar aos quartos de final, disputados em Las Vegas, e receberam o troféu dos Lakers de LeBron James e confirmam a sua boa forma atual, após um mau início de época.

"É ótimo para a nossa equipa (...) Sabemos que vamos sair de Las Vegas mais fortes. (...) Nos últimos 15 jogos que disputámos, fomos competitivos. Jogámos como uma equipa", disse Giannis.

Apesar de esta final e as suas estatísticas não contarem para a época regular - é o único jogo da Taça da NBA que não é tido em conta - os Bucks ganharam 13 dos seus últimos 16 jogos, depois de terem registado apenas duas vitórias nos dez primeiros jogos.

De volta ao quinto lugar no Este, os campeões da NBA de 2021 retomam a época regular na sexta-feira, em Cleveland, onde defrontam os Cavaliers, a equipa com o melhor registo da liga (23 vitórias e 4 derrotas).

"O trabalho ainda não acabou", repetiu Antetokounmpo, uma frase que cita frequentemente, emprestada da lenda Kobe Bryant, significando que a temporada está longe de terminar e que o título de campeão da NBA ainda está em jogo.

Entretanto, todos os jogadores dos Bucks vão receber uma bela recompensa de 514.971 dólares por esta vitória (cerca de 490.512 euros).

Os Thunder, que continuam a dominar a Conferência Oeste (20 vitórias e cinco derrotas) e que se deslocam a Orlando na quinta-feira, recebem 205.988 dólares (cerca de 196.206 euros).