Mais

NBA: Neemias é titular e brilha com 17 pontos na estreia pelos Celtics (116-117)

Neemias em destaque ao serviço dos Celtics
Neemias em destaque ao serviço dos CelticsAdam Glanzman / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP / Profimedia

O português Neemias Queta esteve na quarta-feira em grande plano na estreia na edição 2025/2026 da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), como titular, pelos Boston Celtics, que perderam em casa por 116-117 com os Philadelphia 76ers.

Boston Celtics 116-117 Philadelphia 76ers

Como anunciado, o poste internacional luso começou de início e justificou a opção de Joe Mazzulla, ao concluir o encontro com 17 pontos, a dois do seu máximo de carreira, com sete em oito nos tiros de campo e três em quatro nos lances livres, aos quais juntou oito ressaltos, em 25.06 minutos.

Neemias brilhou sobretudo no quarto e último período, ao marcar oito pontos, incluindo três lançamentos consecutivos, num parcial de 10-6 dos anfitriões, que passaram o marcador de 99-94 para 109-100, com 3.47 minutos para jogar.

Os anfitriões pareciam ter o jogo na mão, mas o poste português cometeu, então, duas faltas num curto espaço de tempo e foi excluído, com a sexta, numa altura em que faltavam 1.42 minutos para jogar e os Celtics já só lideravam por 111-107.

A formação forasteira acabou por dar a volta ao jogo na parte final, com os locais ainda a terem um lançamento para vencer o encontro, que Payton Pritchard falhou em cima da buzina.

Neemias, o sexto com mais minutos da equipa, foi o terceiro melhor marcador dos Celtics, apenas atrás de Jaylen Brown e Derrick White, que somaram ambos 24 pontos, e o melhor ressaltador do encontro, a par de Dominick Barlow, dos Sixers.

As grandes figuras do encontro foram, porém, dos Sixers, com Tyrese Maxey a somar 40 pontos e VJ Edgecombe a marcar 34, o terceiro melhor registo de um ‘rookie’ na estreia e o melhor desde o longínquo ano de 1959.

Neemias começou de início, mas foi o primeiro a ser substituído por Mazzulla, após escassos 2.58 minutos, isto apesar de ter concretizado muito cedo dois lançamentos.

O jogador luso voltou a entrar a 43,6 segundo do final do primeiro período e iniciou o segundo, no qual jogou os primeiros 3.04 minutos, sem se destacar.

O 88 dos Celtics só voltou a 1,46 minutos do intervalo – chegou a meio com 8.11 minutos, sendo apenas o novo mais utilizado dos locais -, e aproveitou-os bem, com um afundanço e quase um segundo. Uma falta impediu-o, mas marcou os dois lances livres.

Para a segunda parte, voltou no cinco e colecionou de início alguns ressaltos, até sair após 4.23 minutos e voltar a 4.36 do fecho do terceiro parcial, aproveitando para marcar mais um lance livre, em dois, mas cometendo também a quarta falta.

O quarto período foi o único que não começou, mas entrou a 9.17 minutos do fim e para brilhar, até à sexta falta, cometida, já desgastado, a perseguir Maxey. Ainda foi excluído com os Celtics a ganhar, mas a estreia acabou com o sabor amargo da derrota.

Os Celtics, que entraram para 2025/26 sem ambições de título, face às saídas de Jrue Holiday, Kristaps Porzingis e Al Horford e à grave lesão sofrido por Jayson Tatum, voltam a jogar na sexta-feira, no reduto do New York Knicks.

Wembanyama em destaque no triunfo dos Spurs
Wembanyama em destaque no triunfo dos SpursSTACY REVERE/GETTY IMAGES VIA AFP

Dallas Mavericks 92-125 San Antonio Spurs

O fenómeno Victor Wembanyama teve um regresso espetacular à NBA, com 40 pontos, 15 ressaltos e uma ação alucinante, com a equipa de San Antonio a vencer os Mavericks, no seu primeiro jogo oficial em oito meses.

O francês de 21 anos teve um início sensacional na sua 3.ª temporada da NBA, depois de não ter jogado desde que lhe foi diagnosticada uma trombose venosa no regresso do All-Star Game, em fevereiro.

Embora "Wemby" não tenha batido o seu recorde de pontuação na liga norte-americana (50 contra Washington em novembro de 2024), deslumbrou o segundo dia do recomeço da NBA com um encontro de classe mundial e uma enxurrada de ações espectaculares em ambos os lados da quadra.

Wembanyama dominou por completo o seu adversário Anthony Davis (22 pontos e 13 ressaltos), apesar de ser o jogador interior mais formidável do ponto de vista defensivo da NBA na última década.

Ao seu tamanho e agilidade já únicos, o francês parece ter acrescentado uma dose de potência durante o verão, o que lhe permite aproximar-se do cesto para fazer lançamentos de toque e afundanços cada vez mais impressionantes.

Defensor temível, "Wemby" somou três contra-ataques à sua noite e deixou a sua marca mesmo sem DeAaron Fox, que está a recuperar. A missão de Wembanyama é ajudar os Spurs a regressar aos play-offs pela primeira vez desde 2019.

Brunson no jogo contra os Cavs
Brunson no jogo contra os CavsFoto por AL BELLO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

New York Knicks 119-111 Cleveland Cavaliers

Os Knicks e os Cavaliers começaram a temporada com o rótulo de principais candidatos ao título da Conferência Este, após as lesões de Jayson Tatum e Tyrese Haliburton, que à partida reduzem as hipóteses dos Boston Celtics e dos Indiana Pacers.

No duelo mais marcante da jornada, os nova-iorquinos venceram por 119-111, ao dominarem a zona pintada com 42 pontos contra 30 de Cleveland. Também foram mais eficazes na luta pelos ressaltos (58-50).

A principal figura da equipa, Jalen Brunson, teve uma noite modesta da linha de três pontos (1/9), mas apareceu no momento certo para decidir o jogo, com um estilo agressivo que o levou à linha de lances livres em 13 ocasiões (12 convertidos).

“É um ano longo, um caminho importante por percorrer”, disse Brunson à ESPN. “Honestamente, estamos a desfrutar do processo e concentrados em vir todos os dias com a mentalidade de continuar a melhorar”, acrescentou.

Mike Brown, que assumiu o comando técnico dos Knicks em julho, após o despedimento de Tom Thibodeau, procura quebrar uma sequência de 52 anos sem títulos da NBA para a equipa de Nova Iorque.

Pelos Cavaliers, Donovan Mitchell foi o melhor marcador, com 31 pontos, embora tenha sido afetado por um desconforto na perna esquerda nos instantes finais do encontro, disputado no mítico Madison Square Garden.

Outros resultados:

Charlotte Hornets 136-117 Brooklyn Nets

Orlando Magic 125-121 Miami Heat

Atlanta Hawks 118-138 Toronto Raptors

Chicago Bulls 115-111 Detroit Pistons

Memphis Grizzlies 128-122 New Orleans Pelicans

Milwaukee Bucks 133-120 Washington Wizards

Utah Jazz 129-108 Los Angeles Clippers

Phoenix Suns 120-116 Sacramento Kings

Portland Trail Blazers 114-118 Minnesota Timberwolves