NBA: Neemias faz 10 pontos, mas Celtics perdem em casa dos Pistons (104-103)

Tobias Harris reage durante um jogo
Tobias Harris reage durante um jogo Alex Slitz/Getty Images

Neemias Queta fez 10 pontos, mas os Detroit Pistons derrotaram os Boston Celtics por 104-103 no duelo entre líderes da Conferência Este, esta madrugada.

Detroit Pistons 104-103 Boston Celtics

Tobias Harris foi um dos quatro jogadores dos Detroit a terminar com dois dígitos, com Jalen Duren a somar 18 pontos e o base Cade Cunningham a contribuir com 16 pontos e 14 assistências.

Com este triunfo, Detroit reforça a liderança da Conferência Este, passando para 31-10, 5,5 jogos à frente do segundo classificado, Boston, que ficou com um registo de 26-16 após a derrota.

Jaylen Brown foi o melhor marcador dos Celtics, com 32 pontos, e esteve perto de garantir a vitória nos segundos finais, mas o seu lançamento no último segundo bateu no aro, permitindo a Detroit segurar o triunfo pela margem mínima.

"Queríamos muito este jogo", afirmou Harris no final. "Obviamente, são duas das melhores equipas do Este; o nosso grupo está sempre pronto para o desafio. É uma grande vitória para nós".

Já o português Neemias Queta ficou perto do duplo-duplo, com 10 pontos e oito ressaltos, mais uma assistência, nos 28:20 minutos em que esteve em cena.

O duelo entre Pistons e Celtics foi um dos muitos encontros do dia, numa jornada repleta de jogos, enquanto a NBA assinalava o feriado de Martin Luther King Jr. nos Estados Unidos.

New York Knicks 97-114 Dallas Mavericks

Noutro jogo da Conferência Este, esta segunda-feira, os New York Knicks, terceiros classificados, somaram a quarta derrota consecutiva ao perderem de forma surpreendente frente aos Dallas Mavericks no Madison Square Garden.

Max Christie foi o melhor marcador dos Mavs, com 26 pontos, 24 dos quais vindos de lançamentos de três pontos, enquanto Naji Marshall somou 19 e Cooper Flagg 18.

Os Knicks foram alvo de assobios dos seus adeptos após concederem 75 pontos na primeira parte, acabando por sair derrotados.

"Todos temos de fazer uma introspeção, olhar para nós próprios", afirmou o extremo dos Knicks Josh Hart. "Neste momento, estamos a jogar um basquetebol embaraçoso. Não estamos a executar bem no ataque. Defensivamente, temos estado péssimos. Temos sido terríveis na defesa durante toda a época".

Cleveland Cavaliers 104-136 Oklahoma City Thunder

Shai Gilgeous-Alexander marcou 30 pontos e os Oklahoma City Thunder regressaram às vitórias ao baterem os Cleveland Cavaliers.

Dois dias depois de terem sido surpreendidos pelo conjunto de Miami no sábado, os campeões da NBA garantiram que não haveria repetição frente a Cleveland, numa jornada repleta de jogos para assinalar o feriado de Martin Luther King Jr.

Com exceção de um curto período no início do primeiro quarto, Oklahoma City esteve sempre na frente, construindo uma vantagem de dois dígitos antes de disparar no marcador com um quarto período de 45 pontos.

O atual MVP da NBA, Gilgeous-Alexander, liderou com 30 pontos, com o poste Chet Holmgren a dar apoio ofensivo com 28 pontos e Luguentz Dort a somar 18.

Isaiah Joe contribuiu com 16 pontos a partir do banco, enquanto Aaron Wiggins terminou com 12, com cinco jogadores dos Thunder a atingirem dois dígitos rumo a uma vitória que permite a Oklahoma City melhorar para 36-8 no topo da Conferência Oeste.

Donovan Mitchell foi o melhor marcador de Cleveland, com 19 pontos, enquanto quatro jogadores dos Cavs – Evan Mobley, Jarrett Allen, Jaylon Tyson e De’Andre Hunter – terminaram todos com 16 pontos cada.

Atlanta Hawks 110-112 Milwaukee Bucks

No outro jogo do início da noite de segunda-feira, os 21 pontos de Giannis Antetokounmpo ajudaram os Milwaukee Bucks a resistirem a uma recuperação tardia e a vencerem fora os Atlanta Hawks.

Milwaukee chegou a ter uma vantagem de 23 pontos a meio do terceiro período, mas uma equipa de Atlanta persistente foi reduzindo a diferença e chegou mesmo à frente por um ponto a pouco mais de um minuto do fim, antes dos Bucks voltarem a impor-se para garantir o triunfo.

Nickeil Alexander-Walker foi o melhor marcador de Atlanta, com 32 pontos vindos do banco, incluindo sete triplos, enquanto Jalen Johnson terminou com 28 pontos para a equipa da casa.

San Antonio Spurs 123-110 Utah Jazz

Os San Antonio Spurs, segundos classificados, continuam a ser os principais rivais de Oklahoma City na Conferência Oeste e melhoraram para 30-13 esta segunda-feira, ao vencerem confortavelmente os Utah Jazz (14-29) por 123-110.

A estrela francesa Victor Wembanyama foi o pilar da vitória dos Spurs, com 33 pontos – incluindo sete triplos – numa noite em que o poderio ofensivo de San Antonio ficou patente com sete jogadores a terminarem com dois dígitos.

Outros resultados:

Philadelphia 76ers 113-104 Indiana Pacers

Golden State Warriors 135-112 Miami Heat