Washington Wizards 101-146 Boston Celtics
Neemias ficou a apenas dois pontos dos 19 que já conseguiu por duas vezes, uma há cinco dias, na casa dos Minnesota Timberwolves, num desaire por 119-115, depois de uma primeira em 2023/24, em 14 de abril de 2024, em Boston, também com os Wizards (132-122).
A cumprir o 20.º jogo da época, sempre como titular, o internacional luso acertou sete de nove ‘tiros’ de campo e três de quatro lances livres.
Em 21.03 minutos, Neemias juntou quatro ressaltos, outros tantos desarmes de lançamento, duas assistências e um roubo de bola, para apenas um turnover e quatro faltas, sendo que, como ele em campo, os Celtics somaram mais 29 pontos.
Na equipa de Boston, que atuou sem Jaylen Brown, os melhores marcadores foram Derrick White, com 30 pontos, Jordan Walsh, com 22, e Payton Pritchard, com 20. CJ McCollum liderou os locais, com 22 pontos.
Os Celtics somaram o 13.º triunfo, em 22 jogos, e seguem no quinto lugar da Conferência Este, na qual os Wizards estão no 15.º e último lugar, com apenas três triunfos, em 21 jogos.
A equipa de Boston, que entrou para 2025/26 sem ambições de título, face às saídas de Jrue Holiday, Kristaps Porzingis e Al Horford e à grave lesão sofrido por Jayson Tatum, volta a jogar hoje, recebendo os Los Angeles Lakers.
A disputar a quinta época na NBA, o poste luso totaliza 130 jogos na época regular, 110 pelos Celtics (28 em 2023/24, 62 em 2024/25 e 20 em 2025/26), pelos quais foi campeão na temporada de estreia, e 20 pelos Sacramento Kings, 15 em 2021/22, como rookie, e cinco em 2022/23.
O poste internacional português, de 26 anos, foi escolhido pelos Sacramento Kings na 39.ª posição do draft da NBA de 2021, tendo-se tornado o primeiro português a jogar na competição. Mantém-se como o único.
Toronto Raptors 120-123 Los Angeles Lakers
Com o melhor marcador da NBA, Luka Doncic, ausente por motivos pessoais, Austin Reaves brilhou com um duplo-duplo de 44 pontos e 10 assistências pelos Lakers num duelo entre os segundos classificados do Este e do Oeste.
James somou oito pontos e 11 assistências, incluindo o passe decisivo do topo da linha para Hachimura no canto, que selou a vitória.
"Foi inacreditável", afirmou o japonês Hachimura: "Nunca tinha conseguido um cesto decisivo assim."
A marca de 1.297 jogos consecutivos de James a marcar pelo menos 10 pontos terminou – uma sequência iniciada em janeiro de 2007.
No entanto, o melhor marcador de sempre da liga garantiu que não hesitou em passar a bola a Hachimura na última jogada, já que o caminho para o cesto estava fechado e Reaves também estava sob pressão.
"Jogar sempre da forma correta", disse James, que cumpre a sua inédita 23.ª época: "Fazer sempre a jogada certa. Foi assim que aprendi o jogo."
James teve dificuldades no lançamento durante grande parte da noite, acertando apenas quatro em 17 tentativas e falhando todos os cinco triplos.
"O LeBron sabe perfeitamente quantos pontos tem naquele momento," comentou o treinador dos Lakers, JJ Redick, que acrescentou não se surpreender por ver James optar pela "jogada certa".
"Fez o que já fez tantas vezes," acrescentou Redick: "Os deuses do basquetebol, quando se joga da forma correta, tendem a recompensar".
Scottie Barnes marcou 23 pontos e Brandon Ingram somou 20 para os Raptors, que tiveram sete jogadores a marcar em dois dígitos, mas caíram para o terceiro lugar do Este, atrás de Detroit e Nova Iorque.
Os Lakers prosseguem a digressão fora de casa frente aos Celtics em Boston, na sexta-feira.
Philadelphia 76ers 99-98 Golden State Warriors
Em Filadélfia, o rookie dos 76ers, VJ Edgecombe, marcou de ressalto a 0,9 segundos do fim e deu a vitória aos anfitriões por 99-98 frente aos Golden State Warriors.
Tyrese Maxey garantiu o triunfo ao desarmar o lançamento de De'Anthony Melton no último segundo, num encontro em que os Sixers chegaram a liderar por 24 pontos.
Os Warriors entraram mal sem os lesionados Stephen Curry e Jimmy Butler. Depois, viram o talismã Draymond Green sair a coxear a meio do segundo período, com uma lesão no pé, após Dominick Barlow, dos 76ers, cair e rebolar sobre o seu pé direito.
Os Warriors, com um excelente contributo do banco liderado pelos 16 pontos de Pat Spencer, o melhor da equipa, chegaram a liderar por 98-97 quando Edgecombe roubou a bola a 8,2 segundos do fim.
Maxey, que foi o melhor marcador dos Sixers com 35 pontos, falhou um lançamento, mas Edgecombe aproveitou a segunda oportunidade para garantir o cesto decisivo.
