Boston Celtics 125-117 Toronto Raptors
Em 27.10 minutos, Neemias, raramente servido no ataque pelos companheiros de equipa, como habitual, acertou quatro de seis lançamentos de campo e somou mais ressaltos ofensivos (quatro) do que defensivos (três).
A cumprir o 35.º jogo da época, sempre como titular, o internacional luso adicionou ainda dois roubos de bola.
Na equipa de Boston, o melhor marcador foi Payton Pritchard, com 27 pontos, secundado por 25 de Jaylen Brown, 19 de Sam Hauser e 18 de Derrick White, enquanto Ja’Kobe Walter e RJ Barrett lideraram os canadianos, com 19.
Os Celtics somaram o 24.º triunfo, em 37 jogos, e seguem no terceiro lugar da Conferência Este, na qual os Raptors estão imediatamente a seguir, em quarto, com 23 vitórias e 16 desaires.
A equipa de Boston, que entrou para 2025/26 sem ambições de título, face às saídas de Jrue Holiday, Kristaps Porzingis e Al Horford e à grave lesão sofrido por Jayson Tatum, volta a jogar esta noite, recebendo os San Antonio Spurs.
Memphis Grizzlies 116-117 Oklahoma City Thunder
Kenrich Williams converteu um triplo decisivo a 1:07 do fim, e Alex Caruso bloqueou o último lançamento de Cedric Coward, dos Grizzlies, nos segundos finais, permitindo aos Thunder triunfar apesar das ausências do atual MVP da NBA, Shai Gilgeous-Alexander, e do poste Chet Holmgren.
Gilgeous-Alexander ficou de fora devido a uma entorse no tornozelo, enquanto Holmgren recuperava de dores nas canelas, juntando-se a Isaiah Hartenstein e Jaylin Williams na lista de lesionados dos OKC.
"Grande resiliência por parte da equipa", afirmou o treinador dos Thunder, Mark Daigneault. "Houve tantos momentos neste jogo em que tentávamos ultrapassar a barreira e algo acontecia que nos voltava a dificultar".
"Mesmo assim, a equipa continuou a lutar", acrescentou Daigneault, depois de os Thunder reforçarem o melhor registo da Liga, agora com 32-7.
Jaren Jackson Jr. marcou 23 pontos e conquistou sete ressaltos, liderando Memphis, que manteve os Thunder sob pressão durante grande parte da noite, apesar da ausência prolongada de Ja Morant e da incerteza gerada pelos rumores de transferência em torno do seu principal base.
Morant falhou o quarto jogo consecutivo devido a uma lesão na barriga da perna, numa altura em que se fala que os Grizzlies ponderam propostas de troca pelo jogador.
O treinador Tuomas Iisalo recusou comentar os rumores antes do encontro, sublinhando que a equipa estava totalmente concentrada no duelo com os campeões em título.
Iisalo referiu que os Grizzlies não conseguiram manter o nível na segunda parte.
"São uma equipa muito experiente", afirmou. "Já passaram por muitas situações de pressão e sabem como tirar partido disso, e nós estamos a aprender".
Los Angeles Lakers 101-105 Milwaukee Bucks
Os Milwaukee Bucks mostraram sangue-frio nos momentos decisivos e garantiram uma vitória por 105-101 frente aos Lakers em Los Angeles.
Kevin Porter Jr. somou 22 pontos, incluindo quatro lances livres nos últimos 16,2 segundos.
Giannis Antetokounmpo acrescentou 21 pontos e, nos instantes finais, conseguiu um bloqueio importante a LeBron James e ainda roubou um passe de James, ajudando a garantir o triunfo.
James liderou os Lakers com 26 pontos e Luka Doncic somou 24, antes de ser excluído por faltas a 16,2 segundos do fim, quando cometeu falta sobre o lançamento triplo de Porter, que foi para a linha e converteu dois dos três lances livres, colocando os Bucks na frente por 103-101.
Depois de Antetokounmpo desviar a bola de James, Porter converteu mais dois lances livres para selar a vitória.
Portland Trail Blazers 111-105 Houston Rockets
Em Portland, os Trail Blazers estragaram uma noite especial para a estrela dos Houston, Kevin Durant, ao vencerem os Rockets por 111-105.
Durant ultrapassou Wilt Chamberlain e tornou-se o sétimo melhor marcador de sempre da NBA ao converter um triplo no terceiro período. Durant entrou em campo a precisar de 15 pontos para superar os 31.419 de Chamberlain e terminou com 30, o máximo da partida.
No entanto, num encontro com 24 mudanças de liderança, os Rockets não conseguiram segurar a vantagem de 13 pontos que tinham no último período.
Outros resultados:
Orlando Magic 91-103 Philadelphia 76ers
Washington Wizards 107-128 New Orleans Pelicans
Brooklyn Nets 105-121 Los Angeles Clippers
Denver Nuggets 87-110 Atlanta Hawks
