Atlanta Hawks 106-132 Boston Celtics
Os Boston Celtics são os rivais mais próximos de Detroit no Este, melhorando para 26-15 este sábado com uma vitória por 132-106 sobre os Atlanta Hawks.
Os 41 pontos de Jaylen Brown lideraram os Celtics, embora a mão quente de Sam Hauser tenha dado nas vistas, ao converter 10 triplos a caminho dos seus 30 pontos.
Neemias Queta foi titular e terminou a partida com números interessantes. Com quase 34 minutos em campo chegou aos 14 pontos (dois lançamentos falhados em sete tentados), agarrou sete ressaltos (um ofensivo) e teve uma assistência. Com o maior +/- da equipa (39), o poste português juntou ainda um roubo de bola e um desarme de lançamento.
San Antonio Spurs 126-123 Minnesota Timberwolves
O prodígio francês Wembanyama contou com o apoio dos 25 pontos de De'Aaron Fox num duelo de alto nível e muitos pontos frente aos Timberwolves inspirados por Anthony Edwards.
Minnesota recuperou de uma desvantagem de 25 pontos ao intervalo, com Edwards a liderar uma impressionante reação na segunda parte, incluindo 26 pontos no último quarto, permitindo aos Timberwolves passar para a frente, 119-118, a pouco mais de um minuto do fim.
No entanto, Wembanyama e Fox voltaram a assumir o controlo nos momentos decisivos e os Spurs seguraram a vitória, melhorando o seu registo para 28-13 e mantendo-se na segunda posição do Oeste.
Fox afirmou que a dificuldade sentida nesta vitória de San Antonio será importante nas fases mais avançadas da época.
"Estamos a disputar muitos jogos renhidos, não apenas a vencer equipas por grandes margens", disse Fox: "Isso ajuda-nos a longo prazo, pois habituamo-nos a jogar partidas deste tipo. Mas sabes, quando és uma das melhores equipas da liga, tens de ser capaz de dominar e fechar os jogos. Como equipa, temos de aprender a fazê-lo."
San Antonio, por sua vez, continua na perseguição aos líderes da Conferência Oeste, o Oklahoma City, que sofreu uma surpreendente derrota por 122-120 frente ao Miami Heat, fora de casa, na Florida, este sábado.
Shai Gilgeous-Alexander marcou 39 pontos para os atuais campeões da NBA, mas Miami converteu 20 triplos – incluindo o cesto decisivo de Andrew Wiggins a 32 segundos do fim – para garantir uma vitória muito disputada.
Bam Adebayo foi o melhor marcador do Miami, com 30 pontos, enquanto Norman Powell terminou com 19, numa noite em que seis jogadores dos Heat chegaram aos dois dígitos.
No topo da Conferência Este, os Detroit Pistons alcançaram a sua 30.ª vitória da época com uma goleada por 121-78 sobre os desamparados Indiana Pacers, finalistas vencidos da NBA no ano passado, que ocupam o último lugar da tabela.
A diferença de qualidade entre as duas equipas ficou evidente desde o início, com Detroit a disparar para uma vantagem de 31-11 no final do primeiro quarto, antes de construir um expressivo 59-25 ao intervalo.
Detroit chegou a liderar por 46 pontos já no último período, acabando por garantir uma vitória de fio a pavio que lhes permite melhorar o registo para 30-10.
Os New York Knicks, terceiros classificados, somaram a terceira derrota consecutiva ao perderem por 106-99 frente aos Phoenix Suns no Madison Square Garden.
Devin Booker foi o melhor marcador dos Suns, com 27 pontos, frente a uns Knicks desfalcados pela ausência do lesionado Jalen Brunson, que recupera de uma lesão no tornozelo.
