Mais

NBA: Nikola Jokic e Jamal Murray dominam os Thunder, Neemias Queta atinge marca pelos Celtics

Nikola Jokic tenta um lançamento sobre Isaiah Hartenstein
Nikola Jokic tenta um lançamento sobre Isaiah HartensteinJoshua Gateley/Getty Images/AFP
Nikola Jokic teve um desempenho dominante de 35 pontos, enquanto o Denver Nuggets derrubaram o líder da Conferência Oeste, Oklahoma City Thunder, por 140-127 na NBA na segunda-feira. Neemias Queta chegou aos 200 jogos na NBA e quase somou um triplo-duplo na vitória dos Celtics.

Oklahoma City Thunder 127-140 Denver Nuggets

Jokic tinha sido forçado a ficar em segundo plano em relação à estrela dos Thunder, Shai Gilgeous-Alexander, numa derrota enfática de 127-103 de Denver no domingo, no primeiro de dois encontros consecutivos entre as duas equipas. Mas o sérvio, três vezes melhor jogador da NBA, assumiu o controlo desta +artoda, na segunda-feira, e quebrou a série de sete jogos sem perder do Oklahoma City com uma vitória clara.

O ataque equilibrado de Denver foi demais para os Thunder, com seis jogadores terminando com dois dígitos, liderados por Jokic.

Jamal Murray apoiou Jokic com 34 pontos, enquanto os Nuggets superaram Oklahoma City por 73-54 no segundo tempo, infligindo o maior total de pontos sofridos pelo Thunder nesta temporada.

"Viemos prontos para jogar", disse Murray. "Sabíamos que íamos ter de jogar 48 minutos na defesa, por isso queríamos ter a mentalidade certa. É sempre difícil jogar aqui - eles têm um grande público e uma grande equipa. Mas tenho o melhor jogador do mundo na minha equipa", acrescentou Murray, referindo-se a Jokic.

Luguentz Dort liderou os marcadores dos Thunder com 26 pontos, enquanto Gilgeous-Alexander terminou com 25. Oklahoma City continua no primeiro lugar da Conferência Oeste, com 53-12 pontos, enquanto Denver subiu para o segundo lugar, com 42-23, a 11 jogos do líder.

Brooklyn Nets 111-108 Los Angeles Lakers

Na segunda-feira, os Los Angeles Lakers começaram mal a sua vida sem LeBron James, ao perderem com os Brooklyn Nets, em Nova Iorque.

James, que saiu com queixas físicas da derrota de sábado com Boston, com um problema na virilha e pode ficar até duas semanas na lista de lesionados, assistiu de fora à merecida vitória do Nets no Barclays Center.

Os Lakers pareciam prontos para deixar para trás a derrota para os Celtics, depois de terem aberto uma vantagem de 15 pontos no início do segundo período, após terem vencido Brooklyn por 28-16 no primeiro. Mas Brooklyn voltou a marcar mais do que Los Angeles 32-19 no segundo período, levando uma pequena vantagem de 48-47 para o intervalo, e segurou os Lakers no quarto período para fechar apenas a sua 22.ª vitória da época.

Noah Clowney liderou a pontuação de Brooklyn com 19 pontos vindos do banco, com Cameron Johnson e Keon Johnson a marcarem 18 pontos cada um.

Gabe Vincent liderou os Lakers com 24 pontos, com Luka Doncic a registar um triplo-duplo de 22 pontos, 12 ressaltos e 12 assistências.

Boston Celtics 114-108 Utah Jazz

Em Boston, os Celtics aumentaram a sua série de invencibilidade para cinco jogos, depois de terem resistido a uma forte recuperação tardia dos Utah Jazz para vencerem no TD Garden.

Os Celtics pareciam estar confortáveis depois de abrirem uma vantagem de 24 pontos no final do terceiro período. No entanto, o Utah pegou fogo no quarto período, flertando com uma recuperação milagrosa para marcar 39 pontos contra 24 do Celtics.

Brice Sensabaugh liderou o ataque tardio do Utah com 17 pontos no quarto período, numa recuperação que acabou por ser curta.

Sam Hauser liderou a pontuação do Boston com 33 pontos, com o técnico do Celtics, Joe Mazzulla, optando por dar uma noite de folga a Jayson Tatum. Neemias Queta somou o 200.º jogo na NBA - 50.º nesta época - em que somou oito pontos (acertou os quatro lançamentos tentados), oito ressaltos (ofensivo) e um desarme de lançamento.

Em São Francisco, os Golden State Warriors chegaram à quinta vitória consecutiva e mantivera o bom momento ao vencerem os Portland Trail Blazers por 130- 120.

A vitória deixou o astro do Warriors, Stephen Curry, a apenas dois triplos de se tornar o primeiro jogador na história da NBA a acumular 4.000 triplos. O tetracampeão da NBA, de 36 anos, que já é o líder absoluto de todos os tempos em triplos, chegou ao jogo a sete da marca dos 4.000.

No entanto, depois de uma contribuição de 24 pontos, Curry agora tentará ultrapassar a marca no jogo de quinta-feira em casa contra o Sacramento Kings.

Em Chicago, os internacionais australianos Josh Giddey e Coby White marcaram 29 pontos cada, enquanto os Bulls, em dificuldades, derrotaram os Indiana Pacers por 121-103.

Os Atlanta Hawks mantiveram a sua improvável luta por uma vaga automática nos play-offs ao derrotarem os Philadelphia 76ers por 132-123. A terceira vitória consecutiva dos Hawks deixa-os no sétimo lugar, com 31-34 pontos, mas bem longe de Detroit, que ocupa o sexto lugar (36-29).

Os Charlotte Hornets venceram os Miami Heat por 105-102, enquanto os Toronto Raptors deram aos Washington Wizards a sua 50.ª derrota da época, com uma goleada de 119-104.

O Houston Rockets venceu o Magic por 97-84, naquele que foi o jogo com menor pontuação da noite.

O Dallas quebrou a série de cinco derrotas consecutivas ao vencer o San Antonio Spurs por 133-129, enquanto o Memphis Grizzlies conquistou a terceira vitória consecutiva ao vencer o Phoenix Suns por 120-118.