NBA: Nuggets perdem com Heat e ganham dor de cabeça com Jokic (147-123), Thunder derrotam Hawks (140-129)

Jokic fez soar os alarmes em Denver
Jokic fez soar os alarmes em DenverProfimedia

Os Denver Nuggets aguardam informações sobre uma grave lesão no joelho sofrida pela estrela Nikola Jokic na derrota frente aos Miami Heat, enquanto os Oklahoma City Thunder venceram os Hawks graças à exibição de 39 pontos de Shai Gilgeous-Alexander.

Miami Heat 147-123 Denver Nuggets

O tricampeão de Jogador Mais Valioso da NBA, Jokic, abandonou o jogo nos segundos finais da primeira parte da derrota dos Denver em Miami, após um choque acidental com o colega de equipa Spencer Jones. A estrela sérvia, de 30 anos, caiu no relvado em grande dor depois de a sua perna esquerda ter cedido, quando Jones lhe pisou o pé ao tentar defender uma penetração.

Jokic, que já tinha marcado 21 pontos, não regressou para a segunda parte e o Miami aproveitou para superar os Nuggets por 84-60 após o intervalo, garantindo um triunfo confortável por 147-123.

O treinador dos Nuggets, David Adelman, afirmou que a equipa ainda não sabe a gravidade da lesão de Jokic. O poste vai realizar uma ressonância magnética na terça-feira.

"Tudo o que sei é que o Jokic tem uma lesão no joelho esquerdo e precisa de passar pelo processo. Vi o lance ao intervalo e pareceu-me que ficou com os pés presos. Ele percebeu logo que algo não estava bem," disse Adelman: "Isto faz parte da NBA. Sempre que alguém se lesiona, é doloroso. Ainda mais quando se trata de alguém tão especial como ele. Amanhã saberemos mais e seguiremos em frente como equipa. Preocupa-me mais ele como pessoa e a frustração de passar por algo assim. É uma situação infeliz e estamos a torcer para que corra tudo pelo melhor... é duro, mas esperamos boas notícias amanhã."

Os Nuggets já enfrentam uma crise de lesões que os deixou privados dos habituais titulares Aaron Gordon e Christian Braun.

A questão das lesões de jogadores na NBA tem estado em destaque esta época, com atletas como Victor WembanyamaGiannis Antetokounmpo a passarem longos períodos afastados das opções.

Alguns treinadores e jogadores defendem que o ritmo intenso das 82 jornadas da fase regular da NBA tem contribuído para o aumento das lesões, embora o comissário da liga, Adam Silver, tenha afirmado este mês que não existem dados estatísticos que indiquem que o calendário seja o responsável.

Oklahoma City Thunder 140-129 Atlanta Hawks 

Noutros jogos da NBA disputados na segunda-feira, os Oklahoma City Thunder venceram de forma convincente os Atlanta Hawks, reforçando a liderança na Conferência Oeste. Os atuais campeões da NBA recuperaram de uma desvantagem de 10 pontos no segundo período, graças aos 39 pontos de Shai Gilgeous-Alexander.

Chet Holmgren somou 24 pontos e Jalen Williams 20, numa noite em que seis jogadores dos Thunder terminaram com dois dígitos na pontuação.

O Oklahoma City passou para 28-5 com este triunfo e lidera o Oeste com 4,5 jogos de vantagem sobre os San Antonio Spurs, que ocupam a segunda posição e sofreram a sua segunda derrota consecutiva na segunda-feira, ao perderem em casa por 113-101 frente aos Cleveland Cavaliers.

O prodígio francês Wembanyama foi o melhor marcador dos Spurs com 26 pontos, mas San Antonio saiu frustrado depois de Cleveland ter marcado 37 pontos no último período para garantir a vitória. Jarrett Allen liderou os marcadores dos Cavaliers com 27 pontos.

Noutro jogo de segunda-feira, Stephen Curry marcou 27 pontos e Jimmy Butler somou 21, permitindo aos Golden State Warriors superar os Brooklyn Nets por 120-107.