Mais

NBA: O all-in dos Dallas Mavericks já falhou

Anthony Davis abandona o campo lesionado
Anthony Davis abandona o campo lesionadoTim Heitman / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Apesar de ter passado mais de uma semana desde a troca, a NBA e, sobretudo, os adeptos dos Dallas Mavericks ainda estão em estado de emergência. Os texanos cederam voluntariamente a sua jovem estrela Luka Doncic aos Los Angeles Lakers e receberam em troca um envelhecido Anthony Davis. O objetivo é assegurar o sucesso a curto prazo, um ano depois de terem chegado às finais da NBA. No entanto, este objetivo já está seriamente comprometido.

Luka Doncic é considerado um dos rostos da liga. Com apenas 25 anos, o esloveno já vai na sua sétima época na NBA, depois de ter jogado três anos no Real Madrid, em Espanha. Na sua tenra idade, já alcançou mais do que a maioria dos jogadores alguma vez alcançou nas suas carreiras: 5 vezes All-Star, 5 vezes All-NBA First Team, Campeão de Pontuação da NBA 2023/24, Rookie of the Year 2018/19 e inúmeras distinções de topo na Euroliga.

Então, por que razão se deixaria passar um jogador tão excecional? Aos 25 anos, o jogador comum ainda não está em declínio e, no entanto, o GM dos Mavs, Nico Harrison, viu como provado que apenas uma separação de Doncic poderia trazer um segundo título da NBA para Dallas depois de 2011.

Aos olhos de Nico Harrison - que na conferência de imprensa após a troca falou sempre de um "nós" em conjunto com um sóbrio treinador Jason Kidd - a defesa foi o grande problema no ano passado, razão pela qual não foi suficiente para colocar um novo anel no dedo.

"A defesa ganha campeonatos", disse Harrison. Ironicamente, depois da derrota nas finais da NBA, a equipa não contratou um especialista em defesa na época baixa, mas sim um dos melhores jogadores ofensivos do final da década de 2010, Klay Thompson.

Harrison, cuja equipa está na metade inferior em termos de pontos sofridos, tinha e queria compensar isso. Numa jogada que terá enfurecido muitas equipas da NBA, abordou exclusivamente os Los Angeles Lakers e ofereceu-lhes ativamente Doncic. Numa troca em que Maximilian Kleber e Markieff Morris foram enviados para a Califórnia juntamente com o esloveno, Anthony Davis, Max Christie e apenas uma escolha de primeira ronda foram enviados para os Mavericks. De acordo com os relatos, a condição física de Doncic era demasiado incerta para que fosse necessário enviar mais escolhas.

O facto de Anthony Davis não ter sido alvo de preocupação numa troca em que a sua condição física era duvidosa é bastante surpreendente, tendo em conta o seu passado. Jogou apenas 36, 40 e 56 jogos nas três épocas entre 2020 e 2023. Em 2023/24, conseguiu, pelo menos, compensar um pouco esse facto, ao estabelecer um recorde de carreira com 76 jogos.

Em teoria, Davis é exatamente o talento defensivo que Harrison procurava. Agora no 13.º ano na NBA, o poste de 31 anos tem uma média de pelo menos 2,0 blocos por jogo em 11 temporadas e também registou consistentemente mais de um roubo de bola por jogo em todas as temporadas. Com uma percentagem de lançamentos maioritariamente (11/13) superior a 50%, AD também nunca marcou menos de 20 pontos por jogo desde a sua época de estreia.

No entanto, a promessa de sucesso a curto prazo não caiu bem junto dos adeptos dos Mavericks. Muitas pessoas comentaram que "três anéis com AD não valerão tanto como um com Luka". Dallas está demasiado ligado a Doncic, que foi trocado por Trae Young na noite do Draft.

Foi possível ver como o jovem e esguio esloveno se tornou uma estrela experiente da NBA. O jogador de 25 anos era visto como a próxima estrela do franchise, depois de Dirk Nowitzki, a passar toda a sua carreira nos Mavericks - tal como o próprio Doncic, "chocado", que comprou uma casa na sua "casa", Dallas, e falou de um "grande choque".

Enquanto os Lakers estão agora muito bem posicionados para o futuro, com Doncic, Jaxson Hayes, Austin Reaves, Dalton Knecht, que afinal não foi negociado, e Bronny James, e também têm LeBron James pelo menos durante este ano, os Mavericks estão em modo "ganhar agora".

Klay Thompson tem 35 anos, Kyrie Irving 32 e Anthony Davis 31. Embora Thompson e Davis ainda tenham contrato para além desta época, é duvidoso que Irving exerça a sua opção de jogador após o final da época. Diz-se que o jogador nascido na Austrália está a pensar em sair depois da troca por Doncic.

Assim, resta apenas a época atual para conquistar um título com o novo "Big 3". Mas a época já sofreu um grande revés ao fim de cerca de três quartos. Davis chegou a Dallas com uma distensão muscular abdominal e fez a sua estreia a 8 de fevereiro contra os Houston Rockets. O poste fez um excelente jogo, com 26 pontos, 16 ressaltos, 7 assistências e 3 bloqueios, mas depois caiu involuntariamente.

Diagnóstico: distensão do adutor e uma paragem associada de várias semanas. Devido ao All-Star Game, o jogador de 31 anos não vai falhar muitos jogos, mas é bem possível que queira ir com calma desta vez.

Mas será que se podem dar a esse luxo? A Conferência Oeste é incrivelmente apertada. Com 28 vitórias, o time está em oitavo lugar, a apenas duas vitórias da sexta vaga nos playoffs, mas ao mesmo tempo apenas duas vitórias à frente de um lugar fora dos play-offs.

Na ausência de Davis, o plantel e os jogadores de rotação terão mais uma vez de provar o seu valor. Mas o que acontece quando cada vez mais jogadores são dispensados? Daniel Gafford lesionou-se no joelho na derrota de segunda-feira à noite por 128-129 contra os Sacramento Kings, enquanto P.J. Washington já estava a contas com uma lesão no tornozelo. Com o veterano Dwight Powell (lesão na anca) e o jovem Dereck Lively II (fratura de stress no tornozelo), faltam também dois outros grandes jogadores.

Os Mavericks, que não se podem dar ao luxo de uma série de derrotas neste momento, estão a jogar com muitos jogadores para além de Irving - que jogou 44 minutos completos contra os Kings - e Thompson, que são provavelmente bons jogadores de equipa, mas que não podem carregar uma equipa a longo prazo: Kessler Edwards e Dante Exum foram titulares contra o Sacramento, e Olivier-Maxence Prosper, Naji Marshall, Max Christie e Spencer Dinwiddie tiveram muitos minutos no banco.

O único poste em forma no elenco do Mavs é Kylor Kelley, que marcou um duplo-duplo na derrota por 101-144 em Cleveland, mas não conseguiu entrar na rotação de Jason Kidd - mas talvez ele tenha que fazer isso agora. Com 2,13 metros de altura, ele é de longe o jogador mais alto em forma, mas será que ele tem o calibre necessário para ser um poste titular na NBA? Nem por isso.

E agora?

Jason Kidd e os Dallas Mavericks são obrigados a compensar a ausência de Anthony Davis. Kyrie Irving e Klay Thompson terão de aumentar os seus já grandes papéis e, de alguma forma, manter a equipa nos lugares de acesso aos play-in.

Entretanto, a equipa tem de tentar convencer os seus próprios adeptos. Há dias que muitos espectadores se manifestam em frente e dentro do estádio contra as decisões de Nico Harrison e pedem a sua demissão. O facto de não ter enfrentado as críticas, de não ter participado na conferência de imprensa de apresentação de Davis, Christie e Martin e de ter expulsado do recinto todos os adeptos que pediam a sua demissão só está a piorar a situação.

Em vez de terem um triunvirato com Doncic - que se estreou nos Lakers na vitória de terça-feira à noite por 132-113 sobre os Utah Jazz -, Thompson e Irving, e um ambiente saudável à volta da equipa para atacar os lugares de acesso aos playoffs, estão numa situação má. Há falta de esperança, falta de ânimo e, acima de tudo, falta de confiança dos seus próprios adeptos de que podem sobreviver a esta situação.