Mais

NBA: O dia em que Julio Iglesias fez campanha para criar os Miami Heat

Julio Iglesias durante um espetáculo em 1989
Julio Iglesias durante um espetáculo em 1989YVES SIEUR / AFP
O lendário cantor espanhol, que vive em Miami há décadas, ajudou a criar o franchise tricampeão da NBA, que foi fundado em 1988.

No final dos anos 80, a NBA queria expandir-se para 24 equipas (atualmente 30). Miami, uma das cidades mais glamorosas dos Estados Unidos, não tinha qualquer franchise na melhor liga de basquetebol do mundo e iniciou uma campanha com um grupo de diferentes parceiros capitalistas para colocar a cidade do Sul da Florida no mapa do basquetebol americano e mundial.

Entre essas figuras ricas estava o lendário Julio Iglesias. A sua magnífica relação com Ted Arison, pai do atual proprietário dos Miami Heat, Micky Arison, envolveu-o totalmente no projeto e deu-lhe uma pequena parte da propriedade quando conseguiram atingir o seu objetivo.

Foi o que o cantor explicou em 2013, após a conquista do terceiro anel da franquia, com LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh ao leme: "Comecei com 7%, mas quando Ted me ofereceu, num almoço com bons amigos, para fazer parte da equipa da NBA que ia ser criada em Miami, ele queria que eu tivesse 25 ou 30%. Fiquei entusiasmado e, devido à minha amizade e ao meu amor pelo desporto, acabei por fazer parte, mas não tanto quanto ele queria", confessou.

De facto, o envolvimento do artista de renome mundial, que também foi jogador das camadas jovens do Real Madrid entre 1959 e 1963 na posição de guarda-redes, na campanha para a vinda da NBA para Miami foi tal que participou num vídeo promocional que apelava aos cidadãos para apoiarem a causa.

"Olá, chamo-me Julio Iglesias e, como bem sabem, adoro Miami. Mas também adoro basquetebol e estou aqui para vos pedir um favor: ajudem-nos, precisamos de vocês para ter a melhor equipa da NBA", proclamava o madrileno no anúncio.

O mais bem sucedido

A sua relação com os Miami Heat fez de Julio Iglesias, ao longo dos anos, o espanhol com mais anéis da NBA na história. Com três (2006, 2012 e 2013), ultrapassa mesmo a dupla de Pau Gasol com a camisola dos Los Angeles Lakers.

Se incluirmos também a WNBA, a liga feminina, The Latin Lover, como é conhecido do outro lado do Atlântico, partilha o primeiro lugar com Amaya Valdemoro, campeã em 1998, 1999 e 2000 com os Houston Comets.