Minnesota Timberwolves 126-128 Oklahoma City Thunder
Gilgeous-Alexander marcou 40 pontos - um recorde pessoal nos playoffs - e acrescentou 10 assistências e nove ressaltos para impulsionar os Thunder, que assumiram uma vantagem de 3-1 na série das finais da Conferência Oeste (à melhor de sete), com o quinto jogo, potencialmente decisivo, em Oklahoma City.
"Se jogarmos de acordo com a nossa identidade em ambos os lados do campo - se o fizermos, estaremos bem", disse Gilgeous-Alexander. "Se não o fizermos, as coisas podem correr mal. Por isso, temos de ser quem somos, confiar no nosso trabalho e nos nossos hábitos".
Jalen Williams somou 34 pontos, com seis em nove nos triplos, e Chet Holmgren contribuiu com 21 pontos para os Thunder.
"Eles foram incríveis esta noite", disse Gilgeous-Alexander sobre os dois companheiros. "Estavam confiantes. Não se deixaram abalar pelo momento. Há muito a dizer sobre o trabalho que fazem, o esforço e o carácter destes dois rapazes. Merecem estes momentos. Estou muito orgulhoso deles".
Os Thunder não chegam às finais da NBA desde que perderam para Miami em 2012, enquanto os Timberwolves nunca chegaram à série do título.
Os suplentes Nickeil Alexander-Walker e Donte DiVincenzo destacaram-se pelo Minnesota, com 23 e 21 pontos, respetivamente. Jaden McDaniels somou 22 pontos, enquanto a estrela Anthony Edwards, fortemente vigiado ao longo da noite, conseguiu apenas 16 pontos, com cinco em 13 nos lançamentos.
"Eles são uma equipa muito boa", comentou Gilgeous-Alexander. "Tentamos conter os principais jogadores deles, e depois aparecem os jogadores B, C e D. Temos de tentar fazer um bom trabalho em todo o alinhamento. É mais difícil do que parece".
Os Timberwolves cometeram 21 turnovers e permitiram 19 ressaltos ofensivos aos Thunder.
"Não se pode vencer uma equipa como esta se lhes damos mais de 20 perdas de bola e uma série de segundas oportunidades. E nós sabíamos disso", afirmou o treinador do Minnesota, Chris Finch.
Oklahoma City venceu os dois primeiros jogos em casa, mas os Timberwolves responderam com uma goleada no terceiro jogo, em casa, preparando um quarto jogo de alta intensidade.
Ambas as equipas jogaram de forma física e agressiva, com bom ritmo desde o início. Gilgeous-Alexander e Jalen Williams marcaram 13 pontos cada um no primeiro quarto, com os Thunder a liderarem por 37-30.
Gilgeous-Alexander acertou cinco em seis lançamentos, enquanto Williams fez cinco em oito e três em cinco da zona de triplo.
Os Timberwolves acertaram 12 em 19 lançamentos (5 em 10 de três pontos) no primeiro quarto, mas também cometeram sete turnovers. Edwards não fez qualquer lançamento até faltarem apenas 35 segundos para terminar o período.
Gilgeous-Alexander terminou a primeira parte com 21 pontos, e os Thunder lideravam por 65-57 ao intervalo, enquanto Edwards tinha apenas dois lançamentos convertidos e o Minnesota cometera 13 turnovers.
Recuperação final dos T-Wolves
Os Thunder alcançaram a sua maior vantagem (68-57) nos primeiros segundos do terceiro período, mas os Timberwolves responderam com uma sequência de 9-0, com Rudy Gobert a somar quatro pontos, reduzindo a diferença para 90-85 à entrada para o último quarto.
Jaden McDaniels converteu um triplo do canto esquerdo a 23 segundos do fim para colocar Minnesota a perder por 123-121, mas Gilgeous-Alexander respondeu com dois lances livres, aumentando a vantagem dos Thunder para cinco, a 14 segundos do fim.
A recuperação de Gobert reduziu a diferença para 125-123, a nove segundos do fim, mas Gilgeous-Alexander marcou um de dois lances livres, deixando Minnesota a três pontos do empate, com oito segundos para jogar.
Naz Reid converteu dois lances livres para os Timberwolves, mas Gilgeous-Alexander sofreu falta e voltou a acertar dois lances livres, colocando o marcador em 128-125.
Edwards sofreu falta a 3,5 segundos do fim, marcou o primeiro lance livre e falhou intencionalmente o segundo, mas Gilgeous-Alexander atirou a bola para o fundo do campo e para fora dos limites, com apenas 0,3 segundos por jogar.
Uma jogada de desespero falhou, e os Thunder garantiram uma vitória suada.