Golden State Warriors 121-116 Memphis Grizzlies
Num duelo emocionante no Chase Center, em São Francisco, os Warriors conseguiram segurar a vantagem depois de uma feroz reação dos Grizzlies no segundo tempo, que chegaram a estar a perder por 20 pontos antes recuperarem e assumirem a liderança nos minutos finais do jogo.
No entanto, quando o conjunto de Memphis ameaçava conquistar uma vitória histórica, Curry surgiu com um quarto período de 15 pontos, conduzindo os Warriors a uma vitória que marca a sua estreia na primeira ronda dos playoffs contra o segundo classificado, Houston.
Curry terminou com 37 pontos, incluindo seis triplos, enquanto Butler liderou a pontuação dos Golden State Warriors com 38 pontos, em mais uma atuação magistral do ex-talismã do Miami Heat.
Mas Butler destacou o colega de equipa Curry por ter salvado os Warriors com uma exibição heróica no quarto período.
"Digo-vos que é um Batman, se é que alguma vez vi um Batman - sempre a vir salvar o dia. Nunca se está fora de um jogo (com Curry), ele é tão equilibrado, tão calmo e foi uma grande parte da nossa vitória", disse Butler sobre Curry, em declarações ao TNT.
"E nós temos um grupo de rapazes que tem muita luta, que nunca desiste e finalmente fizemos o que era suposto fazermos", completou.
O conjunto de Memphis ficou a pensar no que poderia ter sido feito depois de uma empolgante segunda parte que ficou aquém do esperado, perdendo um momento precioso no terceiro período, quando Ja Morant foi forçado a deixar o campo durante vários minutos depois de um problema no tornozelo.
Desmond Bane liderou a partida com 30 pontos, enquanto Morant, que voltou ao jogo mas foi claramente prejudicado pela lesão, terminou com 22 pontos.
Os Grizzlies vão agora defrontar o vencedor do jogo de quarta-feira entre os Sacramento Kings e os Dallas Mavericks para disputarem o último lugar do playoff da Conferência Oeste.
Orlando Magic 120-95 Atlanta Hawks
No outro jogo do play-in de terça-feira, Cole Anthony marcou 26 pontos saindo do banco e os Orlando Magic garantiram a sua vaga na primeira fase dos playoffs com uma vitória sobre o Atlanta Hawks.
O conjunto de Orlando vai agora defrontar os Boston Celtics, segundo classificado, na ronda inaugural dos playoffs, com o primeiro jogo da série a melhor de sete marcado para domingo.
Já os Hawks enfrentam o vencedor do confronto de quarta-feira entre Chicago Bulls e Miami Heat na sexta-feira para determinar a última vaga restante na Conferência Este.
Anthony e o seu colega de equipa Anthony Black somaram 42 pontos, incluindo sete triplos, para dar a vitória aos Orlando Magic.
Wendell Carter Jr. liderou a pontuação dos titulares dos Magic com 19 pontos, enquanto Paolo Banchero somou 17 pontos, nove ressaltos e sete assistências. Franz Wagner terminou com 13 pontos, 13 ressaltos e três assistências.
A estrela dos Hawks, Trae Young, liderou a pontuação de Atlanta com 28 pontos antes de ser expulso no final do quarto período.